Em 2016, a União Europeia criou o Sistema Europeu de Autorização e Informações de Viagem ( European Travel Information and Authorization System – ETIAS) que monitora os visitantes que não precisam de visto para entrar na Alemanha.
Como funciona o ETIAS?
Atualmente, o sistema ainda está em constante atualização. O objetivo do ETIAS é garantir que quem entra na Área Schengen sem visto não seja uma ameaça à segurança local. Grosseiramente falando, ele é como um nada-consta, uma isenção de visto. Ou seja, assim que um visitante solicita a entrada em um país da Área Schengen, o sistema faz uma espécie de varredura e descobre se essa pessoa não está devendo nada, especialmente à justiça.
Dessa forma, ao fazer uma espécie de triagem por todos os bancos de dados disponíveis, o ETIAS pode determinar, por meio de inteligência artificial, se um solicitante de visto está apto para imigração ou não. Para isso, o sistema atualiza constantemente os dados relacionados a qualquer pessoa que cruze as fronteiras da Área Schengen. E ele vale não só para quem viaja a trabalho, passeio ou turismo, mas também para quem precisa transitar pela Europa por motivos médicos ou apenas de passagem para outros destinos. Por isso, a previsão é de que até o fim de 2022, essa autorização de viagem seja obrigatória para os viajantes. Nesse momento, apenas 60 países precisam solicitar a autorização antes de entrar na Área Schengen.
Como solicitar a autorização de viagem
Para solicitar um ETIAS, será preciso preencher o formulário online antes da viagem. Para isso, o brasileiro deve ser maior de 18 anos e possuir um passaporte válido. Durante o processo, o solicitante também vai responder algumas perguntas básicas sobre segurança e sobre o país de destino. Na grande maioria dos casos, o solicitante recebe a autorização em poucos minutos. Afinal, o objetivo é recolher informações e monitorar os viajantes. Assim, as autoridades podem analisar os dados para identificar qualquer risco relacionado à segurança, à saúde ou à migração. Fazendo isso, o viajante ganha tempo na saída do Brasil, já que não vai precisar ir até uma Embaixada ou Consulado. Ao mesmo tempo, ganha tempo na chegada ao destino, já que a autorização facilita a fiscalização na entrada.
Quanto tempo vale um ETIAS?
A autorização para viagem vale por 90 dias. Depois disso, o viajante precisa solicitar no Escritório de Estrangeiros local um visto adequado para sua situação, seja ela a trabalho, para estudar, reunião familiar ou casamento, por exemplo. Mas, nos últimos tempos, as regras estão sendo avaliadas. O Governo Alemão, por exemplo, divulgou a criação de um tipo de green card alemão. Por isso, pode ser um pouco confuso entender qual a direção certa a tomar.
Na verdade, na hora de tirar o visto, contar com a orientação de quem conhece a legislação local e tem todo o conhecimento necessário faz toda a diferença. Para evitar que você tenha qualquer dor de cabeça, o Alemanha Cast conta com parceiros que disponibilizam toda a experiência e apoio de sua equipe treinada para te ajudar a dar todos os passos necessários para fazer sua viagem com tranquilidade e dentro das leis. Clique aqui e conte com a gente.