Se eu pudesse resumir o início desta primavera na Alemanha em uma fórmula, seria assim: muitas flores + muito calor + muito vento = muito pólen!
Muitas flores
É incrível! É como se a natureza tivesse um despertador mágico que tocasse e, então, magicamente despertasse todas as plantas ao mesmo tempo. Num dia você passeia num parque tomado de galhos secos. No dia seguinte já começa a ver os primeiros brotos verdinhos. Todos os dias é uma nova supresa. E em uma semana o parque já está completamente transformado, colorido com tantas flores diferentes e vibrante de tão verde. Nas sacadas, parapeitos e jardins das casas, os moradores também já começam a plantar flores de muitas cores.

Probstsee Park em 19/03/2018.

Probstsee Park em 20/04/2018.

Flores tomam conta das árvores que estavam secas até poucos dias atrás.

As flores brotam coloridas nos jardins e sacadas.
Muito calor
Do lado de fora as temperaturas estão amenas, principalmente se comparadas ao Brasil. Apesar de, historicamente, abril ser um mês mais frio, este ano aparentemente está sendo atípico. Está fazendo uma média máxima de 20oC, mas no fim de semana passado chegou a bater 27oC. Porém, quase não chove e o sol aumenta a sensação térmica. Além disso, as casas aqui são muito melhor preparadas para o inverno, ou seja, pensadas para manter o calor do lado de dentro. Resultado: dentro de casa é uma verdadeira estufa. O jeito é abrir as janelas para deixar o ar fresco entrar.
Muito vento
Não posso afirmar sobre o centro de Stuttgart, que fica no fundo de um vale, nem sobre outras cidades. Mas o bairro onde eu moro é alto e plano, então venta muito. Tem dias que o vento chega a assoviar e bater as portas dentro de casa. Isso é ótimo para aliviar o calor. 🙂 Mas é bom não deixar papéis ou outros objetos muito leves sobre a mesa… (rs)
Muito pólen
Tudo isso junto leva a um fenômeno que eu nunca antes havia presenciado em minha vida: muito pólen! De repente, ele tomou conta de cada cantinho da casa. De manhã estava tudo limpo e, no fim da tarde, já estava coberto de amarelo. Lugares que eu nem presto muito atenção, porque geralmente não acumulam tanto pó e não precisam ser limpos com tanta frequência… Lá está ele: o pólen. É tanto pólen, que chega a se acumular nos cantos das calçadas, mesmo depois de uma noite de chuva. É tanto pólen, que a capa da revistinha da farmácia este mês veio com um aviso: Cuidado, pólen!

Camada de pólen acumulado em apenas um dia na base do monitor.

O pólen se acumula em todas as superfícies.

Até mesmo na rua é possível observar o acúmulo de pólen.

Revista de Saúde com matéria principal sobre o pólen.
Sem drama
Mas, faz parte. Esta é a natureza e tentar lutar contra ela seria, no mínimo, insensato. E também, tem tantas outras coisas maravilhosas que ela nos oferece para apreciar nesta estação, que um pouco de pólen em casa é até um preço justo a se pagar. Então, não faça drama. Compre um espanador, abra uma cerveja e sente para contemplar. Veja a beleza das flores, ouça o canto dos pássaros, sinta o calor do sol, a brisa refrescante, observe as dezenas de ciclistas que passam nas ruas, ouça as crianças brincando e chorando ao ar livre. Celebre! A vida está de volta à Alemanha! 🙂

A petúnias recém-plantadas nesta sacada vão florir a partir de maio.
Autor: Gabriele Tschá
Que Legal!
Adoro ler o Blog,
Gritante a diferença com o Brasil, a Educação germânica sem dúvida um exemplo.
👏👏
Oi Jaque, con certeza é um exemplo a ser seguido!!