Cotidiano Cultura Alemã Curiosidades

Maibaum – Uma forma diferente de mostrar amor

Pinterest LinkedIn Tumblr

A Alemanha se faz de durona, mas no fundo ela é um amorzinho e podemos provar! Para isso, vamos te apresentar o primeiro feriado do mês de maio no país, a tradição da Maibaum. 

Na cultura brasileira, se um rapaz está apaixonado e quer mostrar, ele manda entregar um buquê de flores, bombons e um cartão para sua namorada, certo? E isso já é bem romântico. Agora, imagine a garota chegar em casa e encontrar uma árvore enorme, toda decorada em sua porta, entregue pelo seu crush. Muito mais romântico! Pois, a tradição da Maibaum é sobre isso: rapazes apaixonados que decoram árvores e entregam na porta das namoradas todos os anos no mês de maio.

Mas, essa história tem raízes lá no século 17 e tem um significado ainda mais profundo do que a paquera de jovens apaixonados. Mas, também possui um lado divertido que é mantido até os dias atuais. Então, confira a seguir as origens da tradição da Maibaum, parte importante da cultura alemã.

Como surgiu a tradição da Maibaum?

Conta a história que a tradição começou como uma forma de arranjar casamentos dentro dos próprios vilarejos em diferentes partes da Alemanha, na Áustria, República Tcheca, Eslováquia e Eslovênia. Nesses locais, a tradição tinha o papel de unir casais no mês de maio. Dessa forma, a estrutura da comunidade rural não seria desfeita com um jovem indo se casar em outro lugar. Com o tempo, porém, a tradição da Maibaum passou a girar em torno da demonstração de afeto e de todo o ritual que a tradição envolve.

Costumes atuais da Maibaum

A palavra Maibaum significa mastro, literalmente. Então, se for participar da tradição em alguma cidade da Alemanha, não se assuste se não encontrar diversas árvores ou troncos de árvores decorados. Em alguns casos, a cidade ergue um poste na praça principal da cidade e o decora, como um símbolo da boa vontade entre as pessoas. Para isso, alguns locais permitem que a força bruta seja usada para a tarefa. Por outro lado, devido a acidentes e à periculosidade da tradição, outros locais utilizam máquinas e ferramentas. 

Além disso, no passado, somente os rapazes se davam ao trabalho de presentear suas pretendentes com as árvores decoradas. Mas, atualmente, jovens mulheres e homens casados também se sentem à vontade para erigir suas árvores na tradição da Maibaum. 

No entanto, parece que quem mais se diverte são mesmo os rapazes. Todo ano, o rapaz apaixonado junta seus amigos, carrega algumas serras e machados para dentro da mata e leva junto caixas de cerveja, para garantir a diversão. Na verdade, parte da tradição da Maibaum atual é sobre isso, um apaixonado e seus amigos aproveitando o tempo enquanto fazem algo fofo para uma pessoa querida. 

Por outro lado, no caso das moças, se elas não sabem que foi que deixou o tronco em sua porta, ela se junta às amigas em uma busca pela cidade. Assim, ela procura por alguém que tenha visto quem foi o apaixonado que andou carregando um tronco por aí. Então, apesar de diferentes objetivos, a tradição da Maibaum ainda é sobre o amor e afeto. 

Agora que você já conhece o lado fofo da Alemanha, aproveite para nos seguir no Instagram e conheça nosso canal do YouTube, onde você vai encontrar sempre uma novidade sobre a vida na Alemanha.

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário