Informação

Lixo na Alemanha – Como é a coleta e reciclagem

Pinterest LinkedIn Tumblr

Você sabe como funciona a separação e coleta de lixo na Alemanha? Para quem chega ao país, pode ser um pouco confuso. Por isso, decidimos contar tudo o que você precisa saber sobre a separação, reciclagem e coleta de lixo na Alemanha.

Antes de mais nada, é bom lembrar que cada cidade tem seu próprio calendário e sistema de coleta, que você retira na prefeitura ou baixa no site local. Para isso, procure por Abfallkalendar + nome de sua cidade. Então, as informações a seguir são a respeito da região de Stuttgart, certo?

Como a Alemanha trata seus resíduos

Hoje em dia, o país é um dos que mais reciclam no mundo. Na verdade, as crianças aprendem desde cedo como efetuar a separação de lixo. Mais do que isso, também aprendem a importância do processo, contribuindo para os altos índices de reciclagem no país. É verdade que são muitas as regras e orientações. Mas, a boa notícia é que elas não são tão complicadas. Então, você já vai estar um verdadeiro expert em separação e reciclagem de lixo na Alemanha mais cedo do que imagina. Antes disso, descubra por que o sistema alemão de tratamento do lixo funciona.

Como funciona o Sistema Green Dot

Anualmente, a Alemanha gera cerca de 30 milhões de toneladas de resíduos. Por isso, o governo investiu no sistema Green Dot, visando diminuir a quantidade de papel, plástico e metal pelo país. Aliás, a Alemanha foi pioneira na implementação do sistema, dando exemplo para outros países da UE que seguiram seus passos. Mas, como conseguiram fazer a indústria cooperar com a reciclagem do lixo na Alemanha? Simples! Para isso, o governo instituiu uma espécie de taxa. Assim, quanto mais embalagens e materiais nelas usados, mais caro a empresa paga. Como resultado, o mercado investiu no desenvolvimento de embalagens mais finas e mais fáceis de reciclar.

Como funciona a coleta de lixo na Alemanha ou Mülltrennung?

Geralmente, os moradores recebem o Abfalkalender constando a data de coleta de lixo, juntamente com um guia explicativo sobre como efetuar a separação. Sim, os alemães têm um planejamento anual sobre a coleta do lixo. Mas, como dito, cada cidade tem seu próprio calendário. Cada cidadão é responsável pela separação do lixo. Na verdade, confesso que, quando chegamos, não entendemos quase nada de como funcionava a coleta de lixo na Alemanha. Depois de alguns meses morando aqui, porém, vimos que é tão fácil que já é automático separar e reciclar os materiais.

No entanto, existem vários tipos de coleta: papel, plástico, vidros descartáveis, pilhas, lixo orgânico, roupas, sapatos, móveis, eletrodomésticos etc. Por isso, vou te contar como deve ser feita a separação do lixo na Alemanha.

Como fazer a separação do lixo na Alemanha

Saco amarelo

Neste saco de lixo você pode colocar metal e alumínio, embalagens plásticas, caixa de leite e outras embalagens Mas, não temos uma lixeira para armazenamento desse tipo de resíduo. Sendo assim, no dia da coleta, cada morador deixa o saco de lixo amarelo na frente de casa ou em pontos de coleta. Nesse caso, você deixa em supermercados e outros comércios locais, onde a prefeitura recolhe.

Papel

O papel pode ir na lixeira azul ou na verde. Mas, lembre-se de só colocar papéis secos, como revistas, jornais, papelão picado etc. Por outro lado, nenhum papel sujo ou engordurado deve ir nessa lixeira, como caixas de pizza, por exemplo

Lixo biológico

O lixo biológico ou orgânico é colocado na lixeira de cor marrom. Nela, você pode jogar restos de frutas, legumes, terra, pó de café, plantas, lixo de cozinha etc.

Outros tipos de lixo na Alemanha

Outros rejeitos devem ser colocados na lixeira de cor cinza ou preta. Por exemplo, embalagens sujas, saco de aspirador, absorvente, cabelo etc. Mas, ainda existem outros tipos de resíduos que devem ser descartados de forma mais específica. Veja a seguir.

Vidros descartáveis

Nesse caso, você precisa procura por um ponto de coleta no seu bairro, onde vai encontrar três lixeiras, nas cores branca, verde e marrom. Cada uma recebe as embalagens na cor correspondente. Aqui em casa costumamos esperar para juntar uma boa quantidade de garrafas para levar e efetuar o descarte. Mas, aos domingos e feriados é proibido descartar garrafas. Afinal, o barulho pode incomodar os moradores. Geralmente, ao lado da lixeira, você verá placas com horários próprios para o descarte.

Pfand

No entanto, você pode devolver garrafas de vidro, garrafas plásticas e latas de alumínio de volta ao supermercado onde as comprou. Isto é chamado de “pfand”. Nesse caso, o supermercado paga alguns centavos para cada tipo de embalagem. Mas, esta é uma separação à parte, que merece um post exclusivo. 

Pilhas

Em vários supermercados e outros pontos de coleta, existem caixinhas para você descartar pilhas e baterias. Elas não podem ser descartadas de outra forma.

Papel higiênico

Aqui na Alemanha, jogue papel higiênico no vaso sanitário e nunca no lixo do banheiro.

Como descartar roupas?

Normalmente, há um contêiner para coleta junto com aos recipientes para vidros. Além disso, existe um local ao lado para descarte de calçados. Então, esse material é recolhido, separado e enviado para doação. Importante: só descarte aqui roupas em bom estado, que ainda podem ser usadas.

Objetos grandes

Às vezes, o material é muito grande e não cabe em lixeiras. Como móveis, colchões e tapetes, por exemplo. Nesse caso, a prefeitura vai até sua casa para recolher. Para isso, é preciso preencher o formulário que você recebe em casa todo início do ano junto com as datas das coletas. Normalmente, cada morador tem direito de solicitar gratuitamente a coleta deste tipo de lixo duas vezes por ano. Caso for necessário efetuar mais vezes, o morador precisará pagar uma taxa de serviço para a prefeitura. Por isso, se você estiver passando em algum lugar aqui na Alemanha e ver móveis em frente às casas, é normal. Na verdade, os moradores fazem isto para ver se alguém se interessa antes do dia da coleta.

Curiosidades sobre a coleta de lixo na Alemanha

Caso o número de lixeiras em sua casa ou apartamento não seja suficiente, você pode solicitar por mais lixeiras. No entanto, como tudo na Alemanha, haverá custos adicionais em sua coleta.

E se a lixeira estiver cheia, o que fazer com o seu lixo?

Nesse caso, leve materiais com grande volume (os papelões da mudança, por exemplo) centros de reciclagem. Mas, caso não exista um perto da sua casa, o jeito é guardar na garagem, depósito ou porão até que a lixeira esteja disponível. Afinal, os funcionários da coleta podem se recusar a esvaziar as lixeiras se estiverem cheias demais.

Aplicativo para coleta de lixo na Alemanha

Em algumas cidades, a prefeitura disponibiliza um aplicativo para consultas do calendário de coletas e para tirar dúvidas sobre a coleta de lixo. Aqui na nossa cidade, por exemplo, utilizamos o aplicativo  Abfall-App. Ele é gratuito e você pode efetuar consultas, criar alertas dos dias de coleta, encontrar locais de descarte de vidro, além de solicitar a coleta de lixo grande.

Como vocês podem ver, este é um assunto cheio de detalhes e pode parecer complicado no início. Mas, uma vez que você aprende, se torna parte do seu dia a dia e é fácil se adaptar. Aliás, é crucial aprender a descartar o lixo da forma certa. Caso contrário, você pode pagar multas. Caso você ainda tenha dúvidas, consulte o site de coleta de lixo da sua região ou a prefeitura da sua cidade. Para descobrir mais sobre a cultura e a vida na Alemanha, clique aqui.

Deixe seu comentário