Cultura Alemã

Irmãos Grimm – Conheça sua vida e obra

Pinterest LinkedIn Tumblr

Quando se fala nos irmãos Grimm, talvez venha à mente alguma série de TV ou contos de fadas que vimos desde a infância. Porém, mais do que escritores, eles foram muito importantes na preservação da cultura da Alemanha. Na verdade, os contos lançados e que deram destaque aos irmãos, não dão o devido crédito à sua erudição. Por isso, vamos falar um pouco sobre a origem e a vida dos famosos irmãos Grimm.

Quem foram os irmãos Grimm

Jacob Ludwig Carl Grimm e Wilhelm Carl Grimm, nasceram em Hanau, em 1785 e 1786, respectivamente. Mais velhos de seis filhos, a pequena diferença entre eles, facilitou a cumplicidade que permaneceu até o fim de suas vidas.  Inicialmente, o pai dos garotos era um famoso e respeitado jurista e líder religioso na região. Assim, a família tinha uma boa posição social. Porém, com a morte do pai, a vida da família virou de cabeça para baixo e Jacob, então com 10 anos de idade, se tornou o homem da casa.  Outro motivo de serem tão próximos, era o gosto que compartilhavam pelo conhecimento. Com o tempo, receberam ajuda de familiares para concluírem os estudos e se tornaram grandes eruditos da sua época.

Onde viveram 

Inicialmente, foram para Marburg, onde estudaram Direito. Com o tempo, Jacob se tornou funcionário do escritório de guerra em Kassel, foi várias vezes a Paris e estava sempre em movimento, chegando a fazer parte do Congresso de Viena entre 1814 e 1815. Por outro lado, devido à sua saúde frágil, Wilhelm ficou em casa até ir trabalhar como secretário da biblioteca Elector, em Kassel, onde Jacob se juntou a ele em 1816. Nessa época, os irmãos Grimm já haviam desistido de perseguir a carreira do pai e passaram a dar atenção aos seus gostos e objetivos pessoais. A partir de então, deram início à coleta e escrita de poesias, músicas e contos folclóricos, que vinham de histórias contadas por pessoas comuns, em sua maioria. Para eles, essa era a forma mais pura de literatura e que deveria ser preservada.

Qual a importância da obra dos irmãos Grimm

Os irmãos Grimm fizeram uma extensa pesquisa e compilaram contos e poesias que nunca haviam sido registradas. Wilhelm fez um excelente trabalho adaptando tudo que ouvia à linguagem escrita e comercial da época. Paralelamente, Jacob se dedicou à etimologia, ou o estudo do surgimento e desenvolvimento do significado das palavras e criou a primeira gramática de línguas germânicas. Dessa forma, eles estabeleceram um padrão a ser seguido por outros escritores. 

Além disso, as sete edições dos contos para adultos e crianças, Kinder- und Hausmärchen, inspiraram peças, musicais, filmes, desenhos e outras manifestações artísticas por todo o mundo. Por incrível que pareça, ainda existem muito outros detalhes e desdobramentos da história dos irmãos Grimm. Como o fato de terem iniciado o primeiro dicionário da língua alemã, por exemplo.

Mas, infelizmente não chegaram a completar a empreitada. Wilhelm Grimm, se casou, teve quatro filhos, mas faleceu em Berlin, no dia 16 de dezembro de 1859. Jacob Grimm nunca se casou e faleceu alguns anos mais tarde, em 20 de setembro de 1863, também em Berlin. No entanto, seus grandiosos feitos se tornaram mundialmente famosos, assim como seu sobrenome. 

Gostou? Compartilhe! Aproveite para aprender mais sobre a rica cultura alemã escutando nossos Podcasts.

Deixe seu comentário