maternidade

Hebamme – A doula na Alemanha

Pinterest LinkedIn Tumblr

Você engravidou e vai ter seu bebê na Alemanha. Então, durante os preparativos, se deparou com o termo “Hebamme”, a doula na Alemanha. Mas, daí vieram muitas dúvidas e você precisa entender qual, exatamente, é o papel dessa profissional na sua gestação. Além disso, por que ela chega a ser mais importante do que o próprio médico em alguns casos? A seguir, descubra a solução para suas questões e relaxe, vai dar tudo certo.

O que faz uma Hebamme?

Basicamente, a Hebamme é uma acompanhante da gestante. Porém, é claro que essa definição seria simples demais para o papel tão complexo que ela desempenha durante os meses de espera da família pelo bebê e no pós-parto também. Sendo assim, seria correto dizer que ela se torna a pessoa de confiança entre você e seu médico.

Aliás, como as consultas com o ginecologista não são tão frequentes durante a gravidez na Alemanha, ele vai querer saber quem é a Hebamme escolhida por você. Isso mesmo, é você quem escolhe a profissional que fará esse meio de campo. Assim os dados dela devem estar registrados em seu Mutterpass (o cartão da mamãe). Paralelamente, pode ser que eles entre em contato entre si, caso haja a necessidade. Afinal, durante o parto na Alemanha, o médico só é contatado em caso de emergência. Enquanto isso, é a Hebamme que presta todo atendimento e se certifica que todo o trabalho de parto esteja correndo de acordo com o previsto.

De fato, a Hebamme é uma profissional formada e devidamente registrada na Alemanha. Ou seja, ela passa por uma escola superior por dois anos antes de exercer a profissão. Em seguida, ela passa por estágio e treinamento em hospitais e maternidades, sendo orientadas de perto por suas supervisoras. Sendo assim, ela recebe todo treinamento técnico para que seja os olhos e ouvidos do ginecologista durante sua gestação. No entanto, saiba que ela será a primeira a te encaminhar para seu médico caso seja preciso.

Tarefas durante e após a gestação

Dentre as atribuições dessa enfermeira muito bem treinada, estão algumas tarefas que costumam ser feitas por médicos ginecologistas ou obstetras no Brasil. Então não se assuste, elas sabem bem o que estão fazendo. A seguir, você vai ver o que esperar da sua Hebamme:

  • Realização de exames como de urina e de sangue.
  • Conferir regularmente seu peso e pressão arterial.
  • Orientar para que você tenha uma dieta equilibrada durante a gestação.
  • Conferir regularmente os batimentos cardíacos do seu bebê.
  • Indicar tratamentos naturais e remédios caseiros que aliviem dores e desconfortos típicos da gravidez.
  • Conduzir curso de pais, em preparação para o parto.
  • Conferir a posição do bebê nas semanas que antecedem o parto.
  • Acompanhar e auxiliar o parto, seja ele em casa ou em um hospital/maternidade.
  • Conferir o peso do bebê em acompanhamento domiciliar nas semanas seguintes ao nascimento.
  • Orientar a mãe caso haja alguma dificuldade na lactação e amamentação.
  • Ensinar, em casa, como os pais devem tratar do umbigo.
  • Cuidar da recuperação e possível cicatriz da mãe, em casa.
  • Oferecer curso de ginástica para fortalecimento do assoalho pélvico após o parto.

Uma profissional humanizada

Ao mesmo tempo, essa profissional se torna quase parte da família. De fato, ela precisa acompanhar a evolução da gestação, garantir que o bebê esteja bem e preparar o ambiente para sua chega. Mas, mais do que isso, ela se torna um apoio importante para a própria gestante. Ou seja, parte do seu trabalho é garantir que a mamãe esteja confortável e segura antes, durante e depois da chegada de seu bebê. Desse modo, como profissional humanizada, ela dá o devido suporte, respeitando as escolhas e decisões da futura mamãe na Alemanha. Aliás, uma das funções da profissional é garantir também que sua vontade e dignidade sejam respeitadas no atendimento hospitalar, evitando que sejam realizados procedimentos que contrariem as escolhas da mãe. Como resultado, tanto a gestação quanto o pós-parto são mais suaves e menos estressantes.

O que a Hebamme não deve fazer?

Por outro lado, apesar de toda essa experiência e treinamento, a Hebamme não pode prescrever medicação sob nenhuma circunstância. Além disso, ela não está habilitada a realizar o exame de ultrassom. No entanto, o fato de não estar apta a indicar remédios para a gestante, faz com que a Hebamme seja uma excelente fonte de informações sobre remédios naturais. Dessa forma, ela pode auxiliar de forma ativa, sem o risco de causar danos à mãe ou ao bebê.

Acompanhamento no pós-parto

Na verdade, o mais incrível no papel desempenhado pela Hebamme é que seu trabalho não chega ao fim com o nascimento do seu bebê. De fato, isso só marca o início de uma nova etapa na dinâmica da família. Sendo assim, a doula estará lá também para garantir que essa transição seja o mais suave possível. Desse modo, nas primeiras semanas que seguem à chegada do bebê, ela fará visitas regulares e para dar orientação e ajuda nos cuidados com o bebê e com você. Assim, você terá companhia de uma profissional habilitada por um bom tempo após o nascimento de seu bebê.

Vale lembrar que os serviços dela são cobertos pelo seguro de saúde público da Alemanha, mas até visitas em casa. Após esse número de visitas, você deve se preparar para contratar de forma particular os serviços da Hebamme, caso ainda sinta necessidade de apoio nos cuidados com o bebê.

O que significa Hebamme?

Originalmente, Hebamme vem do alto alemão, especificamente da palavra “Hevanna”. Ou seja, “avó que carrega o recém-nascido”. De fato, essa definição realmente faz jus ao papel acolhedor e empoderador ocupado pela Hebamme. Afinal, ela passa confiança e orientações para a nova mamãe. Além disso, caso não seja a primeira viagem dela, a Hebamme se certifica de ela esteja sendo capaz de lidar com a rotina de outras crianças enquanto cuida do bebê que acabou de chegar. Dessa forma, a origem do seu nome realmente, faz todo sentido.

Agora você já conhece essa profissão tão popular na Alemanha e tão importante para as futuras mamães. Mas, já que seus serviços estão ligados ao serviço de saúde da Alemanha, entenda como sistema de saúde do país funciona, clique aqui.

Deixe seu comentário