Sabe aquele doce que parece uma gelatina durinha? No Brasil, a principal marca é a Fini, que você encontra em lojas de departamento, conveniência e supermercados, e são vendidas em forma de minhoca, dentadura, ursinhos, entre outras. Provavelmente, você já experimentou e até tem um preferido, não é? 🙂 Mas você sabia que os ursinhos de gelatina foram inventados na Alemanha há quase cem anos atrás?
Como tudo começou
Hans Riegel, um confeiteiro de Bonn (cidade no Oeste da Alemanha), fundou a empresa Haribo em 1920. A nome da companhia é a combinação das sílabas iniciais dos nomes do fundador e da cidade – Hans Riegel, Bonn. Em 1922, inspirado por ursos treinados que eram comuns em festivais europeus do século XIX, ele criou o Tanzbär (urso dançante), que era um pouco maior do que os ursinhos que conhecemos hoje e era vendido em quiosques. Mais tarde, Hans criou o Goldbär, o mesmo produto, só que em tamanho menor, vendido em pacotinhos.
Anteriormente, já existiam outros doces parecidos, como as balas à base de arroz no Japão, ou amido de milho na Turquia. Mas foi com os ursinhos, inicialmente fabricados com goma de acácia arábica, que o produto realmente se popularizou. A partir da década de 1960, os Goldbären da Haribo começaram a alcançar sucesso mundial.
Números hoje em dia
Atualmente, a Haribo possui 15 pontos de produção em 10 países europeus, cerca de 7.000 colaboradores a nível mundial e está presente em 22 países com pontos de venda próprios. Em 2016, a empresa inaugurou sua fábrica em Bauru (SP – Brasil), a primeira fora da Europa.
Por dia, são produzidos mundialmente pela Haribo aproximadamente 100 milhões de ursinhos. Se enfileirássemos a produção de um ano, daria uma fila de ursinhos de 160.306 km, suficiente para dar quatro voltas na Terra. 😮
Sabores e variações
O pacote tradicional vem com ursinhos sortidos em seis sabores diferentes: morango, maçã, limão, laranja, abacaxi e framboesa. Mas existem dezenas de variações, desde diferentes sabores de ursinhos, até jujubas, marshmallows e outros tipos de guloseimas. E nem é preciso procurar muito nos supermercados. Todo estabelecimento alemão que se preze tem um corredor inteiro dedicado a essas gostosuras. 😀


Hoje em dia, existem diversas marcas que fabricam os ursinhos de gelatina e outros produtos similares pelo mundo todo. Mas, na Alemanha, Haribo é a marca mais conhecida e também a mais popular. Quer fazer um teste? Pergunte para qualquer alemão qual o seu Haribo preferido. Ele com certeza terá a resposta na ponta da língua. 😉 (Literalmente, rs).
Afinal, como diz o slogan, “Haribo macht Kinder froh – und Erwachsene ebenso” (Haribo faz as crianças felizes – e os adultos também). 😛
Comentários
Adoro os ursinhos da Haribo! Até já os encontrei na minha cidade Timbó -SC num supermercado , além das tradicionais da marca Fini….
São uma delícia, né, Ivone? Que bom que você os encontrou também aí em Timbó. 🙂
Eu adoro!!! Tem uma variedade, e além de gostosos são divertidos. Viro uma criança kkkkk
Realmente, Zenir. Como o slogan da marca diz: Faz feliz as crianças e os adultos também. 🙂
Sinceramente e com todo o respeito, prefiro a bala da FINI.
A da Haribo é dura
Oi, Carolina. Sem problemas, hehe… Todos têm direito a preferir uma ou outra. O que acho mais interessante da Haribo é a história da marca. Obrigada pelo comentário, e continue acompanhando o blog. 😉