Cotidiano Curiosidades

Existe criminalidade na Alemanha?

Pinterest LinkedIn Tumblr

Atualmente, a Alemanha é um dos países mais seguros do mundo para se viver e para visitar. De fato, a criminalidade na Alemanha não é uma preocupação diária dos cidadãos e turistas no país. Por outro lado, para os brasileiros, não se preocupar com a violência e não conviver a sensação de insegurança, pode ser uma novidade. No entanto, a Alemanha também tem suas próprias preocupações quando o assunto é criminalidade e violência. Afinal, como em todo lugar, o país também enfrenta suas dificuldades. Neste artigo, você vai ter uma ideia de quão seguro é o país. Para começar, vai descobrir a taxa de criminalidade e de segurança em 15 cidades da Alemanha. Por fim, vai saber o que fazer diante de uma emergência.

Índices de criminalidade na Alemanha

Antes de mais nada, é importante lembrar que é impossível comparar Brasil e Alemanha em vários aspectos. Afinal, os cerca de 80 milhões de habitantes do país europeu equivalem a menos da metade dos 213,3 milhões de brasileiros, de acordo com dados do IBGE. Além disso, as diferenças de estrutura e de cultura refletem claramente no grau de violência que cada país apresenta. Com isso em mente, entendemos que, dificilmente, você vai passar por uma situação de criminalidade na Alemanha onde uma arma será apontada para você. Da mesma forma, sequestros, assaltos violentos e assassinatos não são crimes comuns no cotidiano do país.

De acordo com dados Departamento Federal de Polícia da Alemanha (Bundeskriminalamt) em 2019, os crimes registrados chegaram a 6,46 milhões. No entanto, durante a pandemia em 2020, isso mudou. De fato, o número de crimes registrados pela polícia alemã caiu para 5,31 milhões. Aliás, essa estatística engloba crimes consumados e tentativas de crimes. Porém, ficam de fora dessa soma alguns dados. Por exemplo, os crimes de trânsito, crimes contra o Estado e crimes registrados em menor instância.

No entanto, existem outras preocupações quando o assunto é violência na Alemanha. Por exemplo, alguns tipos específicos de crimes tiveram um aumento evidente. Entre eles, assassinatos e abuso infantil chamam a atenção. Porém, você se preocupa com a sua segurança e de sua família na Alemanha. Então, veja aqui dicas preciosas para não passar aperto enquanto estiver a passeio ou caso esteja se mudando para o país.

Criminalidade na Alemanha X Turistas

Para começar, turistas são alvos fáceis em qualquer país do mundo. Aliás, entre os crimes mais comuns na Alemanha estão os golpes. De fato, dificilmente essas situações resultam em violência. Mas, os danos materiais podem dar bastante dor de cabeça. Sendo assim, a orientação das autoridades é sempre ficar atento aos seus pertences. Aliás, também evite dar atenção a estranhos que tentem puxar conversa com você. Além disso, esteja alerta ao visitar pontos turísticos e ao utilizar os meios de transportes públicos. A seguir, confira como se proteger dos possíveis perigos.

Dicas de segurança na Alemanha

Cuidado com links e mensagens de desconhecidos

Recentemente, crimes virtuais e golpes têm se tornado um grave problema mundo afora. De fato, não tem sido diferente na Alemanha. Por isso, tenha muito cuidado ao receber mensagens de estranhos ou que contenham links. Mas, existem outros tipos de golpes que merecem sua atenção.

Cuidado com campanhas solidárias

Na verdade, a criminalidade na Alemanha é velada, de certa forma. É comum, por exemplo, que alguém te aborde em um local público e solicite sua colaboração em algum projeto de apoio às minorias e você assine a petição. Em seguida, eles exigem uma doação em dinheiro. Além disso, e a pior parte, é que pode ser apenas uma distração para que comparsas roubem seus pertences sem serem notados.

Fique atento ao seu cartão de crédito

Com o tempo, a criminalidade na Alemanha também ficou sofisticada. De fato, uma das maiores preocupações tem sido a clonagem de cartões de crédito. Por isso, sempre que possível, evite utilizar seu cartão em caixas eletrônicos localizados fora de agências bancárias. Da mesma forma, não arrisque comprometer seus dados. Assim, evite os caixas localizados em locais públicos, mas que ficam em áreas escuras e isoladas.

Pequenos furtos

Normalmente, quando se fala de violência ou criminalidade na Alemanha, as reclamações giram em torno do furto de objetos de valor. De fato, é comum ouvir relatos de bolsas e carteiras que são levadas, sem violência. Aliás, podem até serem recuperadas depois, sem dinheiro ou celulares, claro.

Cidades com maiores níveis de criminalidade na Alemanha

A seguir, compare os índices de criminalidade e de segurança de 15 cidades da Alemanha.

POSIÇÃOCIDADEÍNDICE DE CRIMINALIDADEÍNDICE DE SEGURANÇA
1COLÔNIA44.2555.75
2HAMBURGO42.8457.16
3FRANKFURT42.4657.54
4BERLIM41.8358.17
5HANOVER41.6058.40
6LEIPIZIG41.5258.48
7BREMEN40.6159.39
8BONN40.1359.87
9KARLSRUHE38.7561.25
10NUREMBERG32.1967.81
11DUSSELDORF30.6869.32
12DRESDEN29.7670.24
13FREIBURG IM BREISGAU29.1970.81
14STUTTGART28.2771.73
15MUNIQUE17.6282.38
Fonte: Crime in Germany. Safety in Germany (numbeo.com)

Locais que exigem atenção redobrada

Geralmente, os crimes mais comuns registrados pela polícia alemã são roubos simples, crimes cometidos na rua e fraudes. No caso de roubo, por exemplo, estão os pequenos furtos mencionados. Por outro lado, entre os crimes de rua, podemos incluir crimes mais graves cometidos em ambiente público. Como assalto ou vandalismo, por exemplo.

Sendo assim, se você for a Berlim, muita atenção na Alexanderplatz. Da mesma forma, fique atento caso vá passear pelos parques em Kreuzberg. Agora, em qualquer outra cidade, fique alerta quando utilizar o transporte público. Normalmente, os bairros que se localizam nas proximidades costumam ser os mais perigosos.

O que fazer se for vítima da criminalidade na Alemanha

Para começar, pode ser que você se sinta ameaçado de alguma forma. Ou então, pode estar em perigo ou em uma emergência. Nesses casos, se for vítima da criminalidade na Alemanha, ligue para um dos números de emergência no país. Ou seja, ligue 110 para falar diretamente com a polícia. Mas, se quiser chamar uma ambulância, ligue 112. Aliás, se houver a suspeita de um ato criminoso, ligue para a polícia. De fato, para entender melhor sobre os números de emergência na Alemanha, clique aqui. Mas, se o problema for a perda de um item de valor, existe outra opção. Nesse caso, procure pelo Fundbüro, ou seja, o Perdidos e Achados alemão. Assim, se alguém de boa índole encontre seu pertence. Como resultado, pode ser que você o consiga de volta. Aliás, isso não é impossível de acontecer em nenhum lugar.

Para saber se a Alemanha é o país dos sonhos, escute nosso Podcast sobre o assunto.

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário