Educação

Entenda a Pedagogia Waldorf e seus pilares

Pinterest LinkedIn Tumblr

Para entender a Pedagogia Waldorf é preciso parar por um momento e pensar nas mudanças que ocorreram nos últimos anos. Mas, como surgiu esse método pedagógico? Como ele é aplicado? Afinal, tem mesmo algum diferencial? É sobre essas dúvidas que vamos falar a seguir.  Logicamente, entre uma geração e outra sempre vai haver mudanças de pensamentos, comportamentos e visão de mundo. No entanto, nunca houve uma lacuna tão grande entre gerações como a que estamos vendo nos nossos dias. 

Afinal, as crianças hoje estão tendo acesso irrestrito a informações e influências que só foram disponibilizadas para a geração passada no final da adolescência. Para completar, não é um fenômeno isolado, mas acontece em escala global e a passos largos.

O mundo mudou, mas a escola…nem tanto

Infelizmente, os métodos de ensino das escolas não mudaram com a mesma velocidade. Como resultado, a preocupação continua sendo apenas notas e desempenho acadêmico, quando deveria também estar levando em conta o desenvolvimento emocional desses indivíduos. Nesse contexto, encontramos a Pedagogia Waldorf.

O que é a Pedagogia Waldorf

Em linhas gerais, é um método que procura integrar no ensino habilidades necessárias para o bom desenvolvimento da criança e, posteriormente, do adolescente. Por exemplo, entende-se que, mais importante do que dominar química, física, matemática e português, ele precisa dominar habilidades cognitivas, emocionais, motoras e sociais. 

Na verdade, um indivíduo com a capacidade de exercer autocontrole e de mostrar empatia tem muito mais chances de ser bem-sucedido na vida e na carreira do que um gênio incapaz de lidar com um fracasso ou com a rejeição, concorda?

História do método Waldorf

A Pedagogia Waldorf nasceu após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919. Na ocasião, um filósofo austríaco esteve palestrando em uma fábrica sobre princípios inovadores de educação. Motivados pelas novas ideias, logo os funcionários estavam oferecendo aos seus filhos uma educação diferenciada. Assim, foi criada num dos prédios da fábrica Waldorf-Astoria, a primeira Escola Waldorf, guiada pelas ideias do filósofo Rudolf Steiner.

Quais são os pilares da Pedagogia Waldorf?

Liberdade para pensar, igualdade de deveres e direitos e fraternidade, ou respeito mútuo. De fato, são nesses princípios simples que o método de ensino Waldorf está sustentado.  Ou seja, o formato de ensino é diferente do oferecido pela Pedagogia Tradicional. Como? Da seguinte forma: no formato tradicional, o professor é o agente de ensino e passa as informações para todos os alunos de maneira uniforme.

Por outro lado, na Pedagogia Waldorf, o educador leva em conta as necessidades e o ritmo de cada aluno. Além disso, a faixa etária é observada de modo diferenciado também. Observe a seguir os ciclos de aprendizagem da metodologia.

  • De 0 a 7 anos: maturidade escolar;
  • De 7 a 14 anos: maturidade sexual;
  • De 14 a 21 anos: maturidade social.

Setênios da Pedagogia Waldorf

Os ciclos de aprendizagem citados acima foram definidos por Rudolf Steiner influenciado pela cultura grega. Segundo ele, a cada ciclo de 07 anos, o indivíduo concluía um nível de amadurecimento. Dessa forma, os métodos de ensino poderiam ser adaptados para cada ciclo de aprendizado, alcançando melhores resultados. No entanto, alguns princípios são mantidos em todas as etapas do ensino. Como integração com a natureza, respeito mútuo, cooperação, educação para o futuro e desenvolvimento integral, por exemplo.

Como a Pedagogia Waldorf funciona na prática?

Por um lado, a Pedagogia Tradicional tem um formato rígido, onde o aluno fica sentado e recebe todo o conteúdo por meio do professor. Apesar desse formato ainda ser muito útil, o Método Waldorf visa estimular o pensamento crítico do aluno. As crianças, por exemplo, recebem incentivos por meio de brincadeiras. Para isso, são usadas atividades de jardinagem, preparação do próprio lanche, organização do ambiente de aula e desenvolvimento da criatividade por meio de experiências sensoriais e motoras, com o uso de pedras, lã, conchas etc.

Benefícios da Pedagogia Waldorf

Um professor por etapa

Na Pedagogia Waldorf, o aluno é acompanhado pelo mesmo professor durante todo aquele ciclo. Como resultado, é possível trabalhar os pontos fracos e desenvolver os pontos fortes dele. Ao mesmo tempo, a criança desenvolve confiança no professor.

Desenvolvimento da criatividade

Partindo do princípio de que as brincadeiras são a melhor forma de aprendizado nos primeiros 07 anos, a Pedagogia Waldorf faz uso constante de histórias, teatrinhos e outras ferramentas lúdicas. Desse modo, a criança aprende pela imitação, o que é natural dessa faixa etária.

Menos tecnologia, mais imaginação

Não é novidade para ninguém que as telas dos celulares e tablets entretêm as crianças. Por outro lado, elas também limitam a criatividade e diminuem o tempo de atividades ao ar livre. Pensando nisso, no Método Waldorf, o tempo de exposição à tecnologia é bem pequeno. Afinal, a ideia é que os pequenos explorem o mundo e criem algo, ao invés de receberem tudo pronto.

Integração com a natureza 

Visando o cuidado com o ambiente, as crianças participam desde cedo de atividades na natureza. Como resultado, entendem a importância dessa interação equilibrada e vêm os resultados dela.

Envolvimento da família

Como muitos pais são os organizadores das Escolas Waldorf, é bem estreito esse relacionamento família-escola. De fato, mesmo que os pais não tenham nenhuma ligação direta com a escola, eles são sempre envolvidos de alguma forma para o bom desenvolvimento da criança.

Aulas personalizadas 

Anteriormente, falamos sobre como cada ciclo é acompanhado por apenas um professor. Consequentemente, ele passa a entender as necessidades de cada aluno e pode direcionar as atividades de forma personalizada. Ou seja, levando em conta suas habilidades e assuntos que mais o interessam.

Como vimos, a Pedagogia Waldorf é uma forma de apresentar o mundo aos nossos pequenos. De fato, ensiná-los a ter autonomia, respeito pelos outros e cuidado com meio ambiente é uma excelente maneira de ajudar na formação de indivíduos maduros e equilibrados.

E você? Já conhecia a metodologia de ensino da Pedagogia Waldorf? Conte abaixo nos comentários. Compartilhe essas informações com os amigos que estão decidindo onde matricular seus filhos. Aproveite para escutar nosso Podcast sobre o cotidiano na Alemanha.

Deixe seu comentário