Você, até que enfim, decidiu aprender alemão? Talvez por hobby mesmo, foi atrás de um curso de de idiomas? Então, você já encontrou muitos mitos, e algumas verdades, sobre o processo de aprendizado de uma língua. Mas será que tudo o que falam é verdade?

Dez mitos e verdades sobre aprender um novo idioma.

Tenho certeza de que já se deparou com promessas incríveis do tipo: Aprenda em sete dias e seja fluente em quatro semanas! Fala sério: você até ouviu a voz do anunciante, não ouviu?!
Muitas pessoas passaram a acreditar em fórmulas de aprendizado, mitos e até crenças limitantes por ouvirem isso a vida toda. Então, vamos descobrir o que funciona e o que não funciona?
Vamos ao que interessa! O que é mito e o que é verdade?

Sou velho demais para aprender um idioma

Mito. Sem dúvida nenhuma! E é uma crença limitante, algo em que você acredita e que te limita, mas não é verdade. Os adultos aprendem até melhor do que as crianças, por terem mais controle sobre motivação e objetivo.

É possível aprender um novo idioma dormindo?

Mito. Bem que a gente queria que fosse verdade. Mas, vamos precisar colocar a mão na massa para alcançar o objetivo. Vale lembrar a importância de dormir bem para a memória funcionar e fixar o que você estudou, ok?!

Aprender o primeiro idioma estrangeiro é o mais difícil? Quanto mais línguas você fala, mais fácil fica?

Verdade. Depois que você aprende uma língua, seu cérebro tem algo com o que comparar. Ele já entendeu que tem formas diferentes de pensar.

Enquanto você fala, todo mundo está julgando sua gramática, pronúncia, etc.

Mito. Pode ficar tranquilo que o mundo vai continuar girando sem a sua pronúncia perfeita!
As pessoas se preocupam mais com o fato de entenderem e serem entendidas. Então, relaxa!

Você só consegue ficar fluente se você passar um tempo no país

Mito. E dos mais perigosos, pois ele também te limita e passa a ser uma desculpa para seu desânimo, e quem sabe até uma preguiça, de aprender e aprimorar sua fluência. Além disso, pode te deixar empacado, já que você condiciona o progresso ao fato de estar no país.

Você precisa de um talento excepcional para aprender um novo idioma

Mito. Qualquer pessoa pode aprender, desde que aprenda a técnica correta para o aprendizado e se dedique. Uma técnica que destacamos é a de memorizar expressões e não palavras, pois expressões ocupam menos espaço que palavras soltas. Encontrando o método certo e se dedicando a ele, você vai aprender e desenvolver no idioma.

Professor nativo é melhor

Mito. Nessa questão, temos prós e contras. Às vezes, um professor nativo, tem algumas vantagens com relação ao idioma, sotaques, pronúncia etc. Mas, pode ser que o professor não-nativo entenda suas dificuldades. Ele já sentou na sua cadeira de estudante. Por isso, nossa especialista dá uma dica: Aprender primeiro com um professor não-nativo e só depois de ter um certo domínio, passar para um professor nativo. Mas, é importante descobrir qual professor ensina da melhor forma pra você.

É muito caro aprender outro idioma

Mito. Hoje existe informação demais disponível e ninguém, ninguém mesmo, pode dizer que não tem dinheiro para aprender! Você tem algo que vale mais: seu tempo, então… É possível aprender sem gastar nada online, comprar um livro e ir estudando por conta ou encontrar um canal no Youtube e depois pagar uma aula particular uma vez por mês, para tirar dúvidas e focar na pronúncia.

Ler melhora a escrita?

Mito. Parece que não, mas é. A melhor forma de você aprender a escrever é escrevendo.
Faça resumos das estruturas que você acabou de estudar. Fazendo isso, você está transformando uma atividade passiva em ativa e vai gravar efetivamente a forma de escrita.

Aprender um novo idioma é desnecessário hoje em dia por causa dos sistemas modernos de tradução

Mito. Sem comentários, né?! Por mais que você use o Google tradutor, ele não é um recurso prático quando você está numa conversa com alguém. Além disso, a forma como o programa traduz nem sempre é confiável, já que ele traduz primeiro para o inglês e depois para qualquer outro idioma.

Quer saber mais sobre o assunto?

Agora você já sabe o que é mito e o que é verdade quando o assunto é aprender um novo idioma e pode parar de usar alguns deles como desculpa pra não estudar uma nova língua.
Então, escolha o melhor método pra você!

Quer saber mais sobre os mitos? O assunto foi debatido em nosso podcast de número #43. O episódio pode ser conferido nas plataformas de streaming iTunes, Spotify, Google podcasts e também em nosso site.

Dez mitos e verdades sobre aprender um novo idioma
#43 Dez mitos e verdades sobre aprender um novo idioma