Cotidiano Curiosidades

Cultura do silêncio na Alemanha

Pinterest LinkedIn Tumblr

Fala baixo, porque na Alemanha o silêncio é coisa séria. Como barulhentos natos podem se adaptar à cultura do silêncio na Alemanha? Veja as regras e como lidar com os limites de barulho do país.

O silêncio na Alemanha vale ouro! Aliás, o primeiro plug de ouvido foi criado por um alemão. Por aí já dá para se ter uma ideia de como o silêncio é importante em terras germânicas. Então, vamos fazer um pequeno teste para ver o que você sabe sobre o assunto. 

Você trabalhou a semana toda e não vê a hora de chegar o domingão para poder reunir os amigos, assar aquela picanha, tomar uma cerveja e escutar um sertanejo universitário no último furo, certo? Na verdade, se você já vive na Alemanha, isso nem passou pela sua cabeça. Por outro lado, se você planeja viver no país, mas já ficou animado com a descrição acima, senta que precisamos conversar. E como bom amigo, o Alemanha Cast te conta como se adaptar às regras de silêncio na Alemanha.

O que é Ruhezeit

Ruhezeit significa “período de descanso” e está ligado ao termo Ruhetag, “dia de folga”. De fato, os domingos na Alemanha são bem tranquilos já que por lei, nenhum estabelecimento comercial deveria funcionar, tirando poucas exceções. Acontece que, na Alemanha, direitos e deveres são levados muito a sério. Assim, todo cidadão tem o direito de descansar em paz. Para isso, a lei garante que ninguém arruíne esse tempo tão importante.

No entanto, a relação de amor dos alemães com o silêncio não é recente. De fato, no início do século 20, o farmacêutico Max Negwer criou o plug de ouvido e lhe deu o nome de “Ohropax”, uma fusão de “orelha” em alemão e “paz” em latim. Além disso, até a criação do som sincronizado com imagens na era do cinema mudo incomodou os alemães mais conservadores.

Atualmente, muita coisa já mudou com respeito às regras impostas quando o assunto é fazer silêncio na Alemanha. Por exemplo, antigamente, havia um período de silêncio obrigatório logo após o almoço, como uma espécie de siesta. Porém, ele já não é levado tão a sério na maior parte das cidades. 

Por outro lado, ainda existem regras bem específicas sobre horários e sobre o que é ou não permitido realizar durante o Ruhezeit na Alemanha. Confira a seguir os horários em que o silêncio deve ser guardado.

Quais são os horários de silêncio na Alemanha

Para começar, os domingos e feriados são sagrados para descanso, então nada de música alta. Além disso, daqui a pouco vamos te contar sobre outras atividades que são barulhentas e não devem ser realizadas aos domingos. Já em dias úteis, a lei é bem parecida com a lei brasileira, que determina silêncio entre 22h e 06h da manhã. No entanto, esse horário pode sofrer algumas variações dependendo das autoridades da cidade ou estado. A grande diferença é que na Alemanha ela vale de verdade.

Mas, além das leis, você deve ficar atento também às regras do imóvel onde você mora. Pois, tanto o dono pode impor certas restrições de horário no contrato de locação, como também podem existir regras para moradores de um prédio, por exemplo, caso você more em apartamento.

Quais atividades são proibidas no Ruhezeit

Qualquer tipo de atividade que possa causar algum desconforto auditivo para seus vizinhos, entre elas:

  • Reformas ou atividades que envolvam ferramentas pesadas ou que possuam motor. Como martelar ou utilizar furadeira de qualquer espécie.
  • Utilizar equipamentos domésticos ruidosos, como máquina de lavar ou aspirador de pó, por exemplo.
  • Reciclar recipientes de vidro, nem pensar! Imagine o barulho que fazem ao serem despejados nos contêineres.
  • Escutar música em volume alto, mesmo dentro de casa. 
  • Fazer reuniões em casa que acabam fazendo muito barulho.
  • Realizar festas fora de sua propriedade, mas que possa causar desconforto para quem vive perto do local e pode acabar reclamando do barulho. Mas, e se isso acontecer?

E se eu fizer muito barulho, o que pode acontecer?

Para começar, saiba que isso pode te gerar uma multa acima de €5.000. Mas, tudo começa com um bilhete ou uma conversa para que você saiba que está incomodando a paz alheia. Em seguida, pode ser que o dono do imóvel ou o administrador do prédio seja avisado. Por fim, o assunto pode acabar no Ordnungsamt local, ou Escritório de Ordem Pública.  

Assim, dependendo da reclamação, o barulhento pode acabar na frente de um juiz. Não é brincadeira mesmo, silêncio é coisa muito séria na Alemanha. Porém, nem todo mundo vai ser tão rígido caso escute algum barulho vindo da sua casa. Além disso, existem meios de conviver bem com a cultura local.

Como conviver com a cultura do silêncio na Alemanha

Tenha bom senso e se comunique bem com seus vizinhos. Aliás, você já deve ter escutado alguma vez na vida a famosa regra de ouro: Faça pelos outros o que gostaria que fizessem por você. Para isso, se coloque no lugar dos seus vizinhos e seja gentil. 

Por exemplo, está pensando em reunir alguns dos seus amigos e dar boas risadas até mais tarde? Converse com seus vizinhos, veja se está tudo bem para eles ou se demonstram alguma insatisfação. Em alguns casos, convide-os para passar pela sua casa e se juntarem a vocês, como uma forma de ser cortês. 

Se você mora num prédio, coloque um bilhete no quadro de anúncios, avisando sobre o possível barulho que eles possam ouvir. Dessa forma, você não só vai evitar grandes problemas com o Ordnungsamt local como também vai manter a paz e a boa convivência com seus vizinhos.

Fala baixo!

Obviamente, você não precisa fazer um voto de silêncio na Alemanha. Mas, é preciso entender que a cultura é totalmente diferente e que é você quem está chegando. Por isso, observe o estilo de vida e o comportamento das pessoas ao seu redor ou também pergunte caso tenha alguma dúvida sobre os costumes do país.

Pensando nisso, o Alemanha Cast compartilha com você dicas valiosas e informações indispensáveis sobre o cotidiano e a cultura da Alemanha. Visite nosso site e escute as conversas incríveis em nosso Podcast.

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário