fbpx

Consigo exercer minha profissão na Alemanha?

Exercer sua profissão na Alemanha e ser bem remunerado é o seu sonho? Para que isso possa acontecer, é necessário comprovar sua formação.

O que significa que, será preciso validar seu diploma na Alemanha para que possa procurar cargos compatíveis com sua formação e a partir de então, atuar como profissional da área com o devido reconhecimento do mercado.

Nós vamos apontar alguns aspectos importantes para que possa identificar se vale a pena ou não exercer a sua profissão na Alemanha.

Considerando que cada pessoa tem seus objetivos e tudo precisa ser analisado individualmente antes de ser decidido.

Exercer minha profissão na Alemanha: vale a pena?

Um ponto importante para considerar é que, algumas pessoas são apaixonadas por suas profissões e buscam apenas salários melhores com qualidade de vida.

Nesses casos, sem dúvidas, vale a pena enfrentar todo o processo de validação de seu diploma para iniciar a busca por um emprego na Alemanha que possa exercer sua profissão.

Entretanto, se não é o caso de um amor profundo pelo que faz, é possível iniciar uma nova carreira na Alemanha.

Um cozinheiro na Alemanha ganha, em média 27.195€ ao ano, o que dá um ótimo salário dependendo da cidade onde irá morar.

Lembre-se que na Alemanha o habitual é negociar o valor total pago ao ano e não o salário mensal.

A barreira do idioma para exercer sua profissão na Alemanha

Outro ponto muito importante a ser considerado quando deseja saber sobre exercer sua profissão na Alemanha é justamente a barreira causada por não falar alemão.

Quem não domina o idioma dificilmente conseguirá lidar com algumas carreiras específicas que precisam de comunicação para que sejam eficientes.

Por isso, quem não domina o alemão costuma se mudar, começar a carreira na Alemanha em outra área de atuação até aprender o idioma local.

A partir do aprendizado de alemão, a conquista de um emprego em sua área de formação tende a ficar mais fácil.

Justamente devido ao fato de quebrar a barreira causada pela dificuldade com o idioma local. Possibilitando que consiga se comunicar por escrito e verbalmente com maior facilidade.

Dessa forma, é possível trabalhar em diferentes áreas, lidando com moradores locais sem enfrentar grandes problemas.

Vale a pena aprender alemão antes de viajar?

Se o seu principal objetivo é efetivamente trabalhar com uma carreira que exige boa comunicação em alemão, vale a pena!

Quem atua na área de tecnologia da informação, por exemplo, geralmente consegue emprego na Alemanha dominando apenas o inglês.

Por ser uma área em que a maior parte dos códigos estão em inglês e isso acaba fazendo com que seja natural que os profissionais da empresa falem inglês e alemão.

Facilitando a entrada de um estrangeiro que busca emprego e somente domina o inglês. Portanto, o investimento em dominar o alemão é algo que deve ser avaliado caso a caso.

Obviamente se você tem algum conhecimento prévio, é muito mais fácil enfrentar o cotidiano na Alemanha e até mesmo validar seu diploma e lidar com burocracias.

Existem muitas opções de cursos online que oferecem os conhecimentos de forma gratuita. Para que você possa aprender alemão antes de se mudar.

Mas obviamente, se não houver tempo hábil ou não conseguir um ótimo desempenho no idioma, é possível ter resultados de aprendizado eficaz aprendendo após a mudança.

Analise seus objetivos e se dedique para o que é melhor em seu caso

Algumas pessoas dominam apenas o inglês e terão sucesso exercendo a profissão que já seguiam no Brasil.

Enquanto outras estão dispostas a mudar de profissão e se dedicar para aprender o idioma antes mesmo de se mudar.

Tudo precisa ser considerado para que possa analisar se é interessante ou não fazer o investimento na validação de seu diploma.

Bem como, o investimento de tempo no aprendizado de alemão antes de viajar. Afinal, quem fala o idioma local acaba tendo mais chances de conquistar bons resultados durante o processo de transição.

Sempre avalie o seu caso especificamente para que possa vir a identificar qual é a melhor decisão para favorecer sua rotina. Tendo como principal objetivo ter um bom salário e muitas oportunidades de emprego na Alemanha.

Observe também que, alguns profissionais como webdesigner, jornalista e desenvolvedores não precisam validar diploma para trabalhar na Alemanha. Somente os profissionais que possuem função regulamentada por lei na Alemanha precisam realizar a validação de diploma para exercerem a própria profissão no país.

É importante se atentar para identificar se a sua profissão precisa ou não de validação, justamente para que possa se organizar melhor para exercer sua carreira na Alemanha.

Quais os documentos necessários para validar o diploma brasileiro na Alemanha?

Uma vez que tenha decidido exercer sua profissão na Alemanha, é importante validar seu diploma para que consiga comprovar sua formação.

Justamente para facilitar a conquista de uma vaga, comprovando todos os documentos necessários de sua formação acadêmica. Para tal, é preciso preencher uma série de documentos, como:

  • Formulário da Anabin;
  • Lista em alemão dos empregos que já teve e dos cursos que concluiu no Brasil;
  • Cópia de seu passaporte;
  • Diplomas e histórico escolar em idioma original;
  • Cópia autenticada e com tradução juramentada de seu diploma em alemão;
  • Cópia de histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio.

A lista extensa de documentos acaba sendo um fator que dificulta o processo de validação dos documentos. Em especial por causa dos custos.

Quanto custa validar meu diploma na Alemanha?

O custo de validação de um diploma na Alemanha varia bastante, de acordo com uma série de fatores.

É importante perceber que, existe o custo de tradução do documento, sendo necessário contratar alguém sério que possa fazer a tradução eficiente para que todos os seus documentos tenham valor legal.

Além disso, o custo de autenticar os documentos conforme o tratado de Haia. Após pagar tais custos, é preciso também pagar pela validação do diploma, que custa pouco menos de 500 euros.

Portanto, é natural que os brasileiros busquem iniciar a carreira na Alemanha em atividades bem remuneradas que não sejam obrigatoriamente suas áreas de formação.

Entre em contato conosco

Ficou com dúvidas ou precisa saber mais sobre a Alemanha? Envie uma mensagem para nós!










Confira também

Entenda o atestado médico na Alemanha – Krankmeldung

Atestado médico na Alemanha é coisa séria. Aliás, se você apresenta qualquer sintoma de gripe, seus…

Como imigrar para a Alemanha

Para imigrar para a Alemanha, você precisa ter um bom motivo. Afinal, visitar por um período…
Direitos trabalhistas na Alemanha

Direitos trabalhistas na Alemanha – O que você precisa em 2024

Direitos trabalhistas na Alemanha talvez seja a menor das preocupações de quem sonha em vir morar…