Cotidiano Cultura Alemã

Conheça o Flohmarkt, mercado de pulgas na Alemanha

Pinterest LinkedIn Tumblr

O mercado de pulgas é um local com um único objetivo: vender algo que eu não quero mais, para alguém que vai achar utilidade para a peça. Venha com o Alemanha Cast para uma volta pelos mercados de pulgas da Alemanha.

“Mercado de Pulgas” não é algo muito comum para os brasileiros. Mas, na Alemanha, os Flohmarkt são conhecidíssimos e com muitos visitantes apaixonados por essas feirinhas fofas.
Logo, como são parte da cultura de todo o país, como vamos ver daqui a pouco, cada região tem suas particularidades.


O que são os Mercados de Pulgas da Alemanha


Basicamente, são locais de comércio e muita barganha. De fato, os alemães têm uma veia empreendedora desde bem cedo. No entanto, os mercados de pulgas na Alemanha são mais do que barraquinhas. São o paraíso para quem aprecia coisas! Digo coisas, porque lá você encontra de tudo o que puder imaginar.

Relógios de bolso, rádios antigos, lustres, utensílios domésticos de segunda mão, discos, livros e até coleção de insetos! Por outro lado, também vai encontrar roupas de marcas por uma pechincha e alguns produtos que realmente valem seu dinheirinho. Então, de Bremen a Munique, as cidades alemãs sempre tem um mercado de pulgas com um ambiente agradável e sua personalidade própria.

Tradição dos Flohmarkt

Diz a lenda, ou melhor, a história, que está na veia alemã uma rivalidade natural pelo poder e riquezas com seus vizinhos. Consequentemente, se especializaram, fazendo com excelência tudo que puderam: fabricação de vidros, arquitetura, carpintaria etc.

Mas, o que isso tem a ver com os mercados de pulgas? Acontece que, quando se visita uma parte do país, você se encanta pelo que ela oferece. Porém, cada região da Alemanha supera a anterior, ou pelo menos tenta. E com os Flohmarkt, não é diferente. Cada um parece ser mais especial que o outro. Decerto, os turistas não se incomodam com isso.

Onde os Mercados de Pulgas encontram suas mercadorias?

Os vendedores dos mercados de pulgas procuram nas mais variadas fontes. Veja agora algumas delas:

  • Outros mercados de pulgas

Pode ser que encontrem suas mercadorias em mercados maiores ou nos mais escondidos. Já que são tantos locais espalhados pela Alemanha, os vendedores procuram por negócios que valham a pena e que traga algum lucro na revenda. Logo, se tornam excelentes na arte da pechincha!

  • Feiras de antiguidades

Eventos que acontecem uma ou duas vezes por ano, trazendo um acervo enorme de produtos de segunda mão, abastecem muitos do Flohmarkt de todo o país. Atraindo milhares de vendedores de toda parte da Alemanha, que também conseguem grandes descontos nas suas aquisições.

  • Brechós

Você não imagina a quantidade de roupas vintage que os vendedores de mercados de pulgas conseguem nos brechós. Afinal de contas, eles são especializados em roupas a serem repassadas por preços bem baixos e com um certo nível de qualidade.

  • Classificados

Olhos bem treinados conseguem distinguir um móvel que ficou obsoleto na casa de alguém de uma peça com potencial para venda. Muitos vendedores dos mercados de pulgas alemães recorrem aos classificados para ver o que está sendo oferecido e se merece sua atenção.

  • Leilões presenciais

Vendedores também costumam ser bons compradores. Apesar de encontrar peças mais simples por aí, alguns vendedores encontram produtos mais requintados, e que não custam tanto, em leilões.

  • Leilões online

Boas fotos, atenção às descrições das condições dos artigos oferecidos, observar a reputação do vendedor e as avaliações dos clientes. Isso é tudo que um vendedor precisa para arrematar boas peças para sua barraca em leilões online. E é exatamente assim que muitos deles fazem brilhar seus espaços nos mercados de pulgas na Alemanha.

Como funcionam os Flohmarkt

Os mercados de pulgas da Alemanha se tornaram mais do um ponto de observação, barganha e revenda. Eventualmente, foram fazendo parte da rotina e da diversão dos alemães e de turistas de todo o mundo.

Pode ser que você vá só para ver e se entreter com a quantidade de bugigangas disponíveis Entretanto, os maiores mercados também dispõem de artistas de rua, músicos se apresentando e barracas onde você pode comer e beber. Sendo assim, deixa de ser um simples mercado e se torna um ponto de encontro e de turismo. Quer saber onde estão alguns dos melhores mercados de pulgas da Alemanha?

Principais Mercados de Pulgas da Alemanha

  • Altstadt-Flohmarkt am Hohen Ufer

Vamos começar com o mais antigo mercado de pulgas da Alemanha. O
Altstadt-Flohmarkt am Hohen Ufer é um ponto turístico único e que vale a pena ser visitado.

  • Radschlägermarkt Düsseldorf

Todos os meses, cerca de 400 vendedores ocupam esse que é um dos maiores e mais antigos mercados de pulgas da Alemanha.

  • Homburger Flohmarkt

Esse mercado de pulgas funciona desde 1975 e continua sendo um dos maiores da região sudeste da Alemanha.

  • Antique and Buchmarkt at Bodemuseum

O Antique and Buchmarkt at Bodemuseum é um dos mais jovens da lista. Funciona na área de Berlim-Mitte desde 1992, todo fim de semana.

  • Trempelmarkt Nürnberg

Nuremberg se transforma duas vezes por ano, quando o Trempelmarkt se instala. Logicamente, traz consigo uma imensa quantidade de vendedores e barracas. São cerca de 4.000 tendas e mais de 200.000 visitantes a cada edição do evento.

  • Flohmarkt Karlsplatz

Se estiver em Stuttgart, procure pelo Flohmarkt Karlsplatz aos sábados. Ele é parada obrigatória para quem ama um souvenir. Funciona desde 1983, no mesmo lugar.

  • Trödel and Sammlermarkt Düsseldorf P1

Esse mercado de pulgas alemão, não tem só um nome grande. Ele é gigantesco! Ocupando mais de 60.000m², abriga mais de 1000 vendedores.

  • Flohmarkt München-Riem

Uma das maiores vendas de garagem de toda Alemanha é o Mercado de Pulgas de München-Riem, bairro de Munique. Ele também o maior mercado de pulgas a céu aberto na região da Bavária.

  • Kölner Stadtflohmarkt

Caso esteja na cidade de Colônia, ou próximo a ela, talvez queira conhecer esse mercado semanal. É bem conhecido por ser um lugar onde se pode pechinchar à vontade. E isso foi só um gostinho de tudo que a Alemanha tem a oferecer.

Saiba mais sobre a Alemanha

Concluindo, esse foi nosso pequeno tour por alguns dos mercados de pulgas da Alemanha que você precisa conhecer!

Se você gostou do passeio, compartilhe com os amigos e passe pelo nosso blog para conhecer mais curiosidades e a cultura alemã! Confira também nosso Podcast.

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com