Cultura Alemã Curiosidades

Como são os velórios na Alemanha

Pinterest LinkedIn Tumblr

Falar sobre morte, luto e como os velórios na Alemanha são realizados, não é nosso assunto preferido. No entanto, é um mal necessário. Afinal, vamos ter que enfrentar a situação em algum momento. Por isso, é bom saber como lidar com os costumes e com as regras do país. O que acontece em um velório na Alemanha? Como se portar e o que vestir? Vamos te contar daqui a pouco.

Porém, mesmo o assunto sendo pesado, ainda dá para tratar com leveza. Afinal, o bom humor é a marca registrada do Alemanha Cast. Sendo assim, a melhor forma de entrar nessa conversa sobre funerais na Alemanha é parafraseando Hyde Flippo que disse que a morte na Alemanha talvez seja mais regrada do que a vida na Alemanha, em seu livro When in Germany, Do as the Germans Do. Na verdade, existem muitas semelhanças entre Brasil e Alemanha na forma de lidar com essa situação desagradável. Mas, em terras germânicas existem muito mais regras quando o assunto é morte, enterro e cremação. Consequentemente, a forma de lidar com o luto pode ser bem diferente.

Regras e mais regras

Brevemente, antes de passarmos para as tradições e costumes, vamos falar sobre alguns padrões determinados pela lei na Alemanha. Por exemplo, todo cidadão deve ser sepultado em um cemitério, mesmo se for cremado. Nada de sair espalhando as cinzas por aí. Além disso, o costume de estabelecer limites para tudo se estende até às lápides. De acordo com as regras, não é permitido colocar fotos dos entes queridos, por exemplo. Mas, algumas famílias têm recorrido à justiça para conseguirem dar um toque mais pessoal e caloroso ao ambiente frio e sombrio dos cemitérios da Alemanha.

Costumes e tradições fúnebres na Alemanha

Apesar de bem rígidos, o motivo dos alemães levarem tão a sério esse assunto tem a ver com a preocupação em dar um enterro digno a qualquer pessoa. De fato, esse é um ponto de vista bem respeitoso e reflete a educação e o estilo de vida dos alemães. Por exemplo, não espere ver o caixão aberto e expressões carregadas de desespero. Isso porque os alemães são bem realista quanto à finitude da vida. Por isso, como residente no país, é importante entender o que acontece em um funeral na Alemanha. Veja a seguir alguns costumes e como você deve se portar quando for oferecer apoio a alguém que perdeu um ente querido.

Como é realizado um velório na Alemanha?

Normalmente, o serviço funerário é bem caro no país. Por isso, tem se tornado cada vez mais comum encontrar famílias que optam por serviços mais simples. Porém, ainda assim, pode ser que a família decida enviar convites para o funeral e escolher uma urna funerária juntos. E dá tempo de enviar convites? Sim e vamos explicar o motivo no final do artigo. Mas antes, veja alguns dos costumes que você vai encontrar em um velório na Alemanha.

Músicas e rezas

Em geral, os funerais na Alemanha incluem hinos religiosos, afinal essa é uma parte importante da cultura alemã. Além disso, é bem comum ouvir rezas e cantos gregorianos. No entanto, talvez o mais surpreendente seja o fato de que é possível ouvir também músicas populares e músicos talvez sejam contratados para a ocasião.

O que acontece depois do funeral?

A ordem e a compostura continuam após o serviço funerário. Então, a funerária transporta o corpo para o cemitério ou cuida de todo o processo para a cremação. Caso a família decida por sepultar, é nesse momento que costuma ser realizado o serviço religioso.

Costumes típicos dos funerais na Alemanha

Para começar, pela falta de espaço, as famílias na Alemanha não costumam comprar um jazigo familiar, como acontece no Brasil. Na verdade, é possível alugar o espaço por cerca de 20 anos. 

Recepção após o funeral

Não se admire se for convidado pela família para comer e beber logo após o sepultamento. De fato, isso é parte da cultura e tem dois objetivos. Primeiramente, repor as energias e mudar os sentimentos dos presentes depois de algo tão traumático. Em seguida, lembrar aos presentes que podem aproveitar o tempo com pessoas queridas para aquele que se foi e que a vida deve continuar. Interessante, não?! Nessa ocasião, entre outros pratos, é oferecido o Zuckerkuchen, um bolo tradicional dos velórios na Alemanha. Essa ocasião tem um nome não muito bonito, se traduzido ao pé da letra. É “Leichenschmaus”, que pode ser traduzido como “refeição do funeral” ou até “banquete do cadáver”.

Como mostrar respeito em um velório na Alemanha

Assim como em qualquer outro lugar do mundo, é muito importante mostrar respeito nesse momento delicado. Por isso, veja a seguir alguns detalhes aos quais você deve prestar atenção.

Vista-se de forma apropriada

Geralmente, é comum usar roupas sóbrias e de cores escuras em um funeral no Brasil. De fato, esse também é o costume na Alemanha. Especialmente, se o funeral for de um parente próximo, é apropriado usar preto.

Ao expressar seus sentimentos

Por fim, use o bom senso para determinar o melhor momento para oferecer suas condolências à família. Mas, levando em conta a contida cultura alemã, se esforce para mostrar empatia e expressar seu sofrimento no devido grau, sem exageros.

Por que os velórios na Alemanha demoram?

Na Alemanha, entre a morte e o funeral pode haver uma espera de até um mês. De fato, as leis variam de estado para estado. Assim, se a família decidir pelo sepultamento, ele pode ocorrer após 24 horas ou em até 10 dias. Por outro lado, se a opção for a cremação, esse prazo pode se estender por até um mês. Por quê? Para que a família tenha tempo para organizar o funeral. Além disso, esse tempo dá a chance de digerir toda a situação e lidar melhor com o luto. 

Tirou suas dúvidas? Aproveite para conhecer mais sobre a cultura alemã escutando nosso Podcast na hora e no local que você quiser.

Deixe seu comentário