De acordo com o Global Peace Index 2022, a Alemanha ocupa o 17º lugar na lista de países mais seguros. De fato, essa é uma excelente colocação. Afinal, o Brasil está em 128º lugar, dentre 163 países. Ainda assim, a violência atinge cada canto do mundo.
Por isso, ainda pode acontecer de você precisar reportar um crime, fazer uma denúncia na Alemanha. No entanto, existe diferentes situações e cada uma exige uma atitude. Por isso, leia até o final e esteja preparado para emergências.
Presenciei um crime ou preciso fazer uma denúncia na Alemanha – O que fazer?
· Emergência
De início, se passar por uma emergência, o ideal é chamar a polícia no número 110. Mas, dependendo da situação, pode ser útil ligar para um dos números de emergência. Entre eles, conte com a central especializada na triagem das situações. Para isso, ligue (030) 4664-4664. No entanto, você também pode fazer uma denúncia na Alemanha diretamente em uma delegacia de polícia ou por escrito.
· Violência contra a comunidade LGBTQIA+ na Alemanha
Atualmente, o país é considerado relativamente seguro para a comunidade LGBTQIA+. No entanto, se for necessário pedir assistência da força policial, a polícia de Berlin está preparada. De fato, ela possui equipe especializada. Ou seja, profissionais treinados para atender os casos que envolvam cidadãos ou residentes. Nesse caso, contate por meio do número (030) 4664-979444. Ou então, pelo e-mail [email protected]. Mais informações, você encontra na página oficial da polícia de Berlin.
· Polícia Online para denúncia na Alemanha
Por outro lado, dependendo da situação, a polícia dispõe de canais online. Assim, quem deseja fazer uma denúncia na Alemanha, pode visitar a Internetwache, a página oficial onde é possível reportar um crime.
Fui vítima de um crime e quero fazer uma denúncia na Alemanha
Felizmente, a Alemanha também conta com uma imensa rede de proteção e apoio às vítimas de todo tipo de violência. De fato, na lista abaixo você encontra as mais diversas instituições que prestam apoio.
Locais de apoio para mulheres
- Aconselhamento para meninas – Wildwasser Berlin e.V. Mädchenberatung
- Apoio para mulheres vítimas de estupro – Lara – Krisen- und Beratungszentrum für vergewaltigte Frauen
- Ajuda para vítimas de violência – Weißer Ring e.V.
- Iniciativa de Berlin Contra a Violência Doméstica – BIG – Berliner Initiative gegen Gewalt an Frauen
- Linha de Ajuda para a Mulher – Hilfetelefon Gewalt gegen Frauen – 0800 11 60 16
- Suporte às vítimas – International: Victim Support Europe*
- Ajuda à vítima em Berlin – Opferhilfe Berlin e.V.
- Ambulância para vítimas de crimes violentos Gewaltschutzambulanz – Hilfe für Opfer von Gewalttaten
Locais de apoio para crianças
- Centro de Apoio para Meninos – berliner jungs, Hilfe-Für-Jungs e. V.
- Crianças – KIZ – Kind im Zentrum*
Locais de apoio para minorias
- Atendimento a vítimas da comunidade LGBTQIA+ – Maneo – Schwules Überfalltelefon
- Apoio para homens vítimas de abuso na infância – Tauwetter – Anlaufstelle für Männer, die als Junge sexuell missbraucht wurden
- Aconselhamento para Vítimas de Racismo e Antissemitismo – Reach Out-Beratung für Opfer rechter, rassistischer und antisemitischerGewalt
Aliás, elas acolhem vítimas de violência doméstica, refugiadas, vítimas de violência sexual etc. Na verdade, um dos sites é voltado exclusivamente para a proteção de garotos que passam por violência sexual. Além disso, diversos sites oferecem informações em inglês, espanhol, árabe e até em português. Mais informações, você encontra aqui.
Se você saiu do Brasil e está sofrendo algum tipo de violência na Alemanha, procure ajuda.