Cotidiano Cultura Alemã Curiosidades

Como é o Dia das Mães na Alemanha

Pinterest LinkedIn Tumblr

Se você é casada e mãe, e acaba de chegar à Alemanha ou está pensando em vir para o país, saiba como é o Dia das Mães na Alemanha. Assim como no Brasil, o Dia das Mães é uma data importante. Mas, diferente da terrinha, alguns costumes mudam um pouco.

Confira aqui como é o Dia das Mães na Alemanha.

O Dia das Mães na Alemanha e suas particularidades

Na verdade, os alemães celebram o Dia das Mães de forma bem parecida com o resto do mundo. Para começar, os alemães costumam mostrar sua gratidão e carinho por todo amor e cuidado que receberam. Para isso, eles telefonam e mandam muitas flores nesse dia. 

Ao mesmo tempo, pode ser que chocolates sejam o presente escolhido, junto com perfumes, convites para passeios, cartões e presentes feitos à mão. Além disso, é tradição no Dia das Mães na Alemanha, que os filhos e netos se reúnam na casa da matriarca da família para celebrar a mãe e a avó ao mesmo tempo.

Para as mães que já não estão entre nós, é bem comum que seus filhos levem flores brancas para adornar suas lápides também.

Tradições do Dia das Mães na Alemanha

Apesar de ter suas particularidades, o Dia das Mães na Alemanha também tem suas semelhanças com a celebração no Brasil. Veja a seguir.

Convite para sair

Na Alemanha, convidar a mãe para um almoço ou jantar diferente, é uma demonstração de carinho no Dia das Mães. Ou então, convidá-la para um passeio em um local agradável ao ar livre também é bem apreciado.

Presentes 

Talvez uma das tradições mais fofas seja a das crianças em idade escolar criarem seus próprios presentes (verdadeiras obras de artes) para suas mães. Mas, como dito, os presentes tradicionais também são muito populares, agradando a todo tipo de mães.

Refeições

Além disso, um toque todo especial acontece quando os filhos preparam uma refeição em honra da mãe, seja um café da manhã ou um jantar. Para isso, existem inúmeras receitas tradicionais que levam ingredientes tradicionais da culinária alemã, como certos cortes de carne, que fazem do Dia das Mães na Alemanha ainda mais especial.

A história do Muttertag na Alemanha

Como muitas outras celebrações, essa não foi criada pensando na forma como ela é vista hoje. Na verdade, na Idade Média, as pessoas costumavam tirar um dia de folga para visitar os parentes, especialmente as mães, no início da primavera. 

Com o passar do tempo, o dia se tornou um feriado. De fato, assim como acontece no Brasil, a celebração aquece o mercado e movimenta a economia. Por isso, em 1922, a folga se tornou o Dia das Mães na Alemanha, quando todos procuram diferentes formas de agradar sua genitora. 

Mas, foi só em 1933 que a data se tornou parte do calendário oficial, a ser comemorado no segundo domingo do mês de maio.

Alguns anos mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, o regime nazista criou uma nova tradição. Assim, as mães de soldados alemães receberam condecorações e medalhas pelos filhos que geraram para a pátria.

Mais uma vez, o tempo passou e essa tradição deixou de ser importante. Na verdade, o que realmente importa são os laços e a gratidão compartilhados no Dia das Mães.

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário