Cotidiano Cultura Alemã Curiosidades Informação

Casamento na Alemanha – Como funciona o processo?

Pinterest LinkedIn Tumblr

Casamento na Alemanha, assim como na maioria dos lugares, é um evento muito organizado e cheio de detalhes. Adicionalmente, os alemães são conhecidos por suas muitas regras. Aqui, você vai encontrar o passo a passo para dar início ao seu pedido de casamento.

Em seguida, você vai encontrar a documentação necessária. Por fim, você vai descobrir quanto custa casar na Alemanha. Por isso, se você planeja se casar com um cidadão alemão ou se você e seu futuro cônjuge são estrangeiros e pretendem se casar na Alemanha, leia até o final.

Casamento na Alemanha – Regras básicas

Para começar, ambos devem ter 18 anos para se casar na Alemanha. Além disso, se um dos dois não é cidadão alemão, é obrigatório estar no país por um período mínimo de 21 dias. Só após isso, é possível dar entrada no pedido de casamento.

É possível casar na Alemanha com visto de turista?

Normalmente, não. Acontece que todos os trâmites necessários para se casar no país, demoram mais do que 03 meses. Dessa forma, os noivos devem apresentar um visto válido por um período maior que isso. Em contrapartida, se você está para se casar com um cidadão alemão, é possível requerer a residência permanente no país.

Como dar início ao processo de casamento na Alemanha

Inicialmente, tudo começa com uma solicitação. Ela deve ser enviada para o escritório de registro local (Standesamt). Em geral, ele está localizado na prefeitura da cidade (Rathaus). Ao mesmo tempo, você comprova que não há impedimento para a realização do casamento, um espécie de nada-consta (Antrag auf Eheschließung).

Em seguida, você vai marcar um horário na prefeitura para uma reunião. Nessa ocasião, as autoridades irão te informar sobre todos os detalhes do processo e documentação necessária. Aliás, essa etapa deve ser cumprida com bastante antecedência. De preferência, vários meses antes da data pretendida para seu casamento na Alemanha. Assim, vocês terão tempo para organizar e enviar toda a documentação solicitada.

Geralmente, o ideal é que ambos estejam presentes nessa reunião. No entanto, se um dos dois não puder comparecer, ele deve dar ao parceiro uma procuração. Ou seja, ele deve atuar como representante legal do futuro cônjuge. Por fim, com todos os papéis entregues e tudo aprovado, vocês devem realizar o casamento dentro de 06 meses. Caso contrário, vocês terão que refazer todo o processo.

Confira nosso podcast sobre relacionamentos interculturais

Documentação exigida para se casar na Alemanha

Na Alemanha, cada região tem autonomia para estabelecer regras. Então, fique atento à documentação exigida pelo cartório de registro.

  • Cópia autenticada do documento de identificação com fotografia (por exemplo, passaporte, carteira de identidade etc.)
  • Se for viúvo, certidão de óbito original ou cópia autenticada do cônjuge falecido, traduzido para o alemão.
  • Se for divorciado, cópia autenticada da certidão de divórcio, Ehefähigkeitszeugnis. Ela deve ser traduzida para o alemão por um tradutor juramentado.
  • Nesse caso, se o divórcio foi realizado fora do país, pode ser necessário que o documento seja aprovado porá autoridades alemãs.
  • Certidão de nascimento retirada com 06 meses ou menos, em original ou como cópia autenticada. Adicionalmente, deve constar os nomes dos pais. Nesse caso, pode ser necessário traduzir para o alemão. Se um dos dois for naturalizado, vocês precisam apresentar o Certificado de Naturalização.
  • Se um dos noivos ainda não tiver 18 anos completos, é preciso ter autorização. Ou seja, o pai, a mãe ou outro representante legal deve apresentar por escrito uma carta de consentimento. Essa carta, deve estar registrada em cartório. Mais uma vez, as regras podem variar de estado para estado. Então, confirme junto às autoridades locais.

Casamento civil X casamento religioso

No fim das contas, assim como no Brasil, o que vale para as autoridades é o casamento civil. A partir de então, os noivos podem escolher realizar, ou não, uma cerimônia religiosa ou recepção para os convidados.

Geralmente, cartórios de registro oferecem diferentes ambientes para a realização dos casamentos na Alemanha. De fato, tudo depende do gostos dos noivos. Ao mesmo tempo, depende da quantidade de convidados para a cerimônia.

Quanto custa o casamento na Alemanha

Normalmente, casamentos não são baratos. De fato, existem várias despesas envolvidas. Na verdade, uma delas é indispensável: a contratação de um juiz de paz, que gira em torno de 65 euros. Além disso, pode ser necessário ter um intérprete, caso um dos cônjuges não fale alemão fluentemente. Mas, por quê? Acontece que o casamento é um contrato legal, assinado perante uma autoridade. Sendo assim, é vital que ambos entendam todo o processo.    

Véu e grinalda!

Em geral, uma cerimônia organizada para cerca de 60 pessoas para um casamento na Alemanha, custa em média cerca de 13 mil euros. Em alguns casos, os noivos recorrem a um cerimonialista. Pode ser que isso custe um pouco mais caro. No entanto, se existe a barreira linguística, pode ser a melhor opção para evitar mal-entendidos.

Atualmente, a maior parte do orçamento do casamento é gasto no local e na contratação do serviço de bufê. Obviamente, o custo do aluguel de uma pequena prefeitura é muito mais barato do que alugar um castelo. Por outro lado, um local mais exclusivo, você pode custar até 2.000 euros. Em contrapartida, outros lugares podem ser gratuitos se você estiver contratar serviço de buffet do local.

Normalmente, os custos giram em torno de 50 euros por pessoa, incluindo bebidas. Agora, o bolo de casamento na Alemanha pode ser meio salgado no bolso. De fato, ele pode custar entre 150 euros e 300 euros.  Já o vestido, pode ser que você encontre entre 1 mil e 5 mil euros. Nesse caso, estão incluídos acessórios e joias. No entanto, isso não inclui as alianças, que custam entre 500 euros e 2 mil euros.

Resumindo o processo para o casamento na Alemanha

  • Vá à prefeitura para preencher o pedido para a realização do casamento. Estrangeiros devem estar vivendo no país por, no mínimo, 21 dias.
  • Traduza todos os documentos solicitados através de um tradutor juramentado.
  • Envie todos os documentos ao cartório de registro.
  • Organize o casamento para acontecer dentro de 06 meses, após a autorização.
  • Informe o cartório dos nomes de todas as testemunhas até 08 dias antes da cerimônia.

Para tirar outras dúvidas, visite o site oficial do Governo Alemão.

Visite nosso Instagram e acompanhe o cotidiano na Alemanha.

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário