Cotidiano Cultura Alemã Curiosidades

Casamento alemão – Tradições, comidas típicas e superstições

Pinterest LinkedIn Tumblr

Atualmente, o casamento alemão é um evento completamente paradoxal. Por um lado, é cheio de tradições e rituais passados de geração para geração. Por outro lado, é cada vez maior o número de casórios completamente fora da curva.

Assim, você não deve se assustar ao ver uma cerimônia feita debaixo d’água. Ou então, com os noivos e o celebrante saltando de paraquedas. No entanto, algumas coisas nunca mudam. Por isso, conheça agora algumas tradições, costumes e as comidas típicas que todo casamento alemão que se preza deve ter. Agora, se você quer saber mais sobre a parte oficial, documentação e requisitos para o casamento na Alemanha, clique aqui. Depois volte para se divertir um pouco.

Tradições do casamento alemão

Normalmente, assim como acontece em outras partes do mundo nos casamentos tradicionais, a noiva é conduzida pelo pai até o altar. Durante a festa, o casal de pombinhos toma a iniciativa e abre a pista de dança. Mais tarde, os noivos cortam o bolo à meia-noite e a noiva joga o seu buquê para as amigas. Ao chegar em casa, o noivo carrega a noiva para o início de uma vida juntos. Até aqui, nada de muito diferente de outros casamentos por aí. Mas, confira a seguir curiosidades que você só encontra em um casamento alemão.

Polterabend – A despedida de solteiro no casamento alemão

Normalmente, os amigos dos noivos preparam festas para celebrar o fim da vida de solteiro, certo? Mais ou menos… No casamento alemão, a Polterabend acontece cerca de três semanas antes da cerimônia. Nesse momento, os amigos convidados trazem peças antigas de porcelana e quebram durante a festa. Basicamente, a ideia é afastar espíritos maus que podem ameaçar a felicidade dos noivos. A parte mais interessante, porém, acontece depois. Afinal, o jovem casal deve limpar tudo junto, demonstrando companheirismo e cumplicidade.

Aliança no dedo errado

No casamento alemão, a aliança não é colocada na mão esquerda. Na verdade, você pode observar a mão direita da pessoa para saber seu estado civil. Afinal, na Alemanha, somente o anel de noivado fica na mão esquerda, antes do casamento.

Serra-serra pós casório

Antigamente, era costume colocar o jovem casal para realizar trabalho em equipe logo depois da cerimônia. Para isso, eles devem serrar uma longa tora de madeira usando uma serra dupla. Dessa forma, eles demonstram a capacidade de colaborar um com o outro em momentos desafiadores. Fofo, mas cansativo.

Spitzwecken

 O Spitzwecken é uma brincadeira tradicional no casamento alemão. Ou seja, durante a festa, 10 amigos dos noivos carregam um bolo longo, com cerca de 3 metros. Teoricamente, eles não conseguem passar pela porta, devido ao tamanho do bolo. Mas, depois de muita cerveja, servida numa concha direto de um balde, o grupo continua tentando achar uma solução para o problema. Por fim, alguém dá a ideia de rachar o batente da porta e eles simulam a empreitada. No entanto, durante o trabalho, alguém decide serrar o bolo ao meio, ao invés de serrar a porta. Então, debaixo de aplausos, o bolo entra no local para alegria geral dos convidados. Afinal, cada um deles vai levar parte desse bolo como lembrança da cerimônia.

Sequestrando a noiva 

No casamento alemão, não se assuste ao ver a noiva ser sequestrada. De fato, essa é mais uma tradição dos casamentos em terras germânicas. Na verdade, o sequestro é por um bom motivo: levar a futura noiva para beber champagne num bar, ao som de uma banda. Mas, e o noivo? Pois ele que lute para encontrar onde o grupo está se divertindo e entregar o buquê da sua escolhida. Depois disso, ele ainda deve pagar a conta e fazer um colar com todas as rolhas das garrafas consumidas pelos convidados.

Sapatos da noiva

No casamento alemão, antigamente, era comum ver a noiva comprar o seu sapato com suas economias. Porém, não com notas ou cartão de crédito. Na verdade, pela tradição, ela demonstrava que sabia economizar, comprando só com moedas de um centavo. No final da cerimônia, o sapato era leiloado entre os convidados e o último lance era dado pelo noivo. Dessa forma, os sapatos voltavam para sua amada. No entanto, em tempos recentes, já não é comum ver esse tipo de brincadeira tradicional no casamento alemão. Afinal, os noivos não querem causar mais gastos para os seus convidados.

Pegadinhas

Normalmente, o que não falta são brincadeiras feitas pelos amigos mais próximos na primeira noite oficial do casal. Assim, é comum que escondam vários relógios com alarmes acionados para diferentes horários durante a noite. Por outro lado, eles talvez decidam dificultar a chegada dos noivos à casa ou quarto onde irão passar a noite. Mas, a mais divertida, é encher completamente o quarto com balões, só para dificultar a festa particular dos recém pombinhos. Amigos da onça, né?!  

Comidas típicas do casamento alemão!

No casamento alemão, é bem comum acontecerem vários brindes, apresentações de dança e até encenações divertidas sobre a vida do casal. Então, pode ser que o jantar demore um pouco mais. Mesmo assim, é quase certo que você vai encontrar um ou mais pratos da lista a seguir. Confira!

Hochzeitssuppe (Sopa de casamento)

Sopa complexa, servida como entrada, ela leva caldo e carne de frango ou então almôndegas. Além disso, o preparo conta com aspargos, fio de ovos e um tipo de “polenta” típica, cozida e cortada em pedaços.  

Hochzeitsnudeln (Macarrão de casamento)

Macarrão de casamento é coisa séria no casamento alemão. Por isso, só ingredientes de excelente qualidade são usados para preparar a massa base para vários pratos dos grandes banquetes servidos pelos noivos e suas famílias.

Tafelspitz

Tafelspitz, basicamente, é um pedaço de carne maturada, cozida em caldo de legumes até ficar tenro e macio. Às vezes, o preparo é servido frio, fatiado de forma bem delicada e temperado. Ou então, vai acompanhado de batatas fritas.

Fim de festa!

De fato, o casamento alemão tem muitas outras tradições e delícias preparadas para o dia mais especial dos noivos. Afinal, é um dia cheio de referências e ensinos que ambos devem levar para a vida.

Para você saber mais sobre a vida cotidiana na Alemanha, escute nossos Podcasts e visite nosso Instagram. Será um prazer te contar sobre as experiências e informações necessárias para quem sonha em viver na Alemanha.

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário