Informação

Cadeirinha de bebê na Alemanha – Conheça as regras

Pinterest LinkedIn Tumblr

Quem tem um bebê ou uma criança pequena sabe a importância de garantir o conforto e a segurança dessas pessoinhas. Mas, na hora do transportar um bebê de avião ou de carro, os cuidados são redobrados. Aliás, assim como acontece no Brasil, é obrigatório o uso da cadeirinha de bebê na Alemanha.

Na verdade, diversos países da União Europeia são bem rígidos quando o assunto é o uso do acessório para transporte de bebês e crianças. Hoje em dia, é fácil perceber como a cadeirinha é eficaz em proteger bebês e crianças em caso de acidentes de trânsito. Por isso, as leis na Alemanha regulamentaram o uso dela por todos os condutores. A seguir, saiba tudo sobre as leis que determinam o uso da cadeirinha de bebê na Alemanha.

Regras sobre o uso da cadeirinha de bebê na Alemanha

Atualmente, a lei não obriga crianças abaixo de 12 anos e medindo menos de 150cm a usar um assento elevado. Por outro lado, se você vai transportar bebês ou crianças pelas rodovias alemãs, é obrigatório o uso de cadeirinha de bebê na Alemanha. De fato, até na hora de comprar uma cadeirinha é preciso atenção. Pois, se ela não tiver um selo que comprova os devidos testes de segurança, assim como o selo do Inmetro no Brasil, esse assento está fora da lei. Em alguns casos, pode ser que a pessoa compre um produto de segunda mão. Ainda assim, é importante conferir se o produto é certificado, já que as mais antigas não passavam pelo teste de qualidade.

Categorias de cadeirinhas de bebê e assentos para crianças

Para garantir a segurança do seu bebê, atente para as diferentes categorias de cadeirinhas. Atualmente, existem 8 delas, classificadas entre 0 e 3. Veja abaixo:

  • Bebês até 10Kg – Classe 0
  • Para bebês até 13Kg – Classe 0+
  • Recém-nascidos até 18Kg – Classe 0+I
  • Crianças pequenas entre 9 e 18Kg – Classe I
  • Para crianças entre 9 e 36Kg – Classe I-III
  • Crianças entre 15 e 25Kg – Classe II
  • Para crianças entre 15 e 36Kg – Classe II-III
  • Crianças entre 22 e 36Kg – Classe III

Dicas para escolher bem a cadeirinha ou assento elevado

Para começar, tenha em mente que o peso máximo suportado pelo acessório não deve ser o peso atual do seu pequeno. Afinal, comprando uma cadeirinha com folga, ela vai durar muito mais tempo e será mais confortável para a criança. Além disso, atente para a posição da cadeirinha no banco de trás, se o bebê ficará voltado para a frente ou para a traseira do carro. Na verdade, é proibido colocar no banco dianteiro, pois qualquer impacto mais forte dispara o airbag, que vai acabar machucando a criança. Por fim, lembre-se de seguir todas as orientações do fabricante. Dessa forma, você garante a segurança dos pequenos e segue à risca as regras sobre cadeirinha de bebê na Alemanha.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe! Aproveite para escutar nosso Podcast sobre como foi fazer a viagem para o Brasil com um bebê de colo.

Deixe seu comentário