A tradição do famoso Biergarten na Alemanha

Como esquecer o dia em que chegamos na Alemanha? Depois de muitas horas de viagem, chegamos no aeroporto de Stuttgart, levamos as malas para o hotel e já fomos conhecer um dos lugares que mais tínhamos curiosidade de conhecer: um dos famosos Biergärten (escrito assim é o plural em alemão). Neste dia, mesmo sem entender muito o que as pessoas ao nosso redor falavam, chegamos e já pedimos um Bratwurst com cerveja.

 

O que é Biergarten?

Fazendo uma tradução literal para o português, seria “Jardim da Cerveja”. De uma forma simples, podemos dizer que são áreas ao ar livre, com mesas de madeira e bancos, onde as pessoas vão para sentar, conversar, comer comida tradicional e beber a boa cerveja.

Tradição centenária

A origem do Biergarten deu-se no século XIX em Munique, a capital do estado da Baviera, pelo rei bávaro Ludwig I. Nesta época, a produção de cerveja podia ser feita somente no inverno, pois o processo de fermentação da cerveja deveria ser de 4 a 8 graus e também devido ao risco de incêndios nas pequenas fábricas.

Então, os fabricantes de cerveja na época, para que pudessem continuar a produção de bebida no verão, construíram porões subterrâneos de 12 metros de profundidade à beira do Rio Isar.

Lá, a cerveja era armazenada em barris e, para que a temperatura ficasse ainda mais baixa, eles pegavam blocos de gelo retirados do rio no inverno e cobriam os barris. Também começaram a plantar castanheiras para oferecer sombra ao depósito nos meses mais quentes do ano. Logo depois, estes porões começaram a servir cerveja e comida para o público no verão. Então foram colocados mesas e bancos sob as castanheiras para que as pessoas pudessem aproveitar o ambiente. Assim foi criado este jardim de cerveja.

Quando abrem os Biergärten?

São abertos normalmente na primavera e funcionam até o final do verão. As mesas são muito concorridas, principalmente no final de semana. Alegria e animação não faltam em um Biergarten.

 

Precisa pagar para ir no Biergarten?

Não, a entrada é gratuita, você só paga o que for consumir. Aqui na nossa região, em média, a cerveja custa de 4 a 5 euros. Existem dois tipos de copos de chopp: os copos médios (halb – 500ml) e copos normais (mass – 1000ml).

 

Curiosidades

Existem alguns Biergärten em que você pode levar a sua própria comida e é necessário somente comprar a bebida no local. Também existem alguns Biergärten em que, se as mesas estiverem com toalha, quer dizer que lá você não pode levar a comida, é preciso comprar a comida no local.

No Biergarten da nossa região, existe o self-service: você pega a bandeja, escolhe a bebida e a comida e depois leva para sua mesa.

Geralmente, quando você vai pegar uma bebida, é necessário deixar um pequeno valor para a caneca de cerveja, que chamamos de Pfand e geralmente é €2,00 (dois euros); quando você for devolver a caneca, você recebe o valor do Pfand de volta.

Concluindo, uma visita à Alemanha, na primavera ou verão, está incompleta sem uma visita ao Biergarten. Se você já visitou, conte nos comentários sobre a sua experiência. Se ainda não visitou, quais são suas expectativas? Participe e continue acompanhando o blog para conhecer mais sobre a Alemanha.

Comentários

  1. Vanio Panato Preis Responder

    Parabéns pela matéria. Já tivemos o privilégio de tomar gostosas cervejas em Stuttgart e arredores em seus muitos Biergarten. Recomendo.

    • Fernanda Batista Preis Responder

      Olá Vânio, obrigada por acompanhar nosso blog, ficamos muitos felizes!! 😉

Deixe seu comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com