Comida

Aspargos com molho holandês: receita típica alemã que pode ser feita no Brasil

Pinterest LinkedIn Tumblr

Quando falamos em comida típica alemã, pensamos logo em Schnitzel, Bratwurst, Currywurst, Spätzel, Bretzel, Strudel… Estes são pratos que podem ser facilmente encontrados em vários restaurantes por todo o país. Mas e no dia-a-dia, o que os alemães comem?

Este vídeo do canal Easy German mostra algumas das delícias que são apreciadas pelos locais, seja em seu cotidiano, ou naquela visita de domingo à casa da Oma.

Entre estas especialidades está o aspargo, que existe em duas variedades: branco e verde. Este é um vegetal sazonal, ou seja, dá apenas em determinada época do ano (no caso, a primavera, entre abril e junho). Uma das formas mais populares de servir os aspargos é com molho holandês.

Pesquisando na internet, encontrei várias receitas dizendo para lavar os arpargos, descascar apenas o terço inferior do vegetal e cozinhar em água com uma colher de manteiga. Então é assim que eu preparo aqui em casa. É bem fácil, fica pronto rapidinho e o sabor é uma delícia.

Panela com aspargos verdes cozinhando em água e uma porção de manteiga.
Uma forma comum de preparar os aspargos é cozinhando com água, sal e uma colher de sopa de manteiga.

Quanto ao molho holandês, aqui na Alemanha, ele pode ser comprado pronto em supermercados e simplesmente aquecido antes de servir. Porém, a receita é super tranquila de fazer. E o melhor: todos os ingredientes são encontrados também no Brasil! 😀

Receita de Molho Holandês

Ingredientes

  • 250g de manteiga (não pode ser margarina)
  • 3 a 4 gemas de ovo
  • 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
  • 3 colheres de sopa de água
  • suco de 1 limão espremido
  • sal e pimenta para temperar

Modo de preparo

Derreter a manteiga, sem deixar aquecer demais, e reservar. Misturar as gemas de ovo com o vinagre e a água e cozinhar em banho-maria, sempre batendo até ficar cremoso (pode usar um mixer elétrico, se tiver). Tirar do fogo e misturar a manteiga aos poucos, batendo até ficar homogêneo. Por último, acrescentar o suco de limão, temperar com sal e pimenta e servir.

Aspargos verdes cozidos inteiros, com molho holandês.
O prato pronto é uma refeição leve e deliciosa.

Agora é só aproveitar. 😛 O aspargo é um legume de sabor bem leve e combina perfeitamente com o molho holandês. É uma delícia, seja como acompanhamento ou até como prato principal. Então, que tal provar esta receita na sua casa? Experimente, e conte para nós nos comentários como foi sentir um pouco do gostinho da culinária típica alemã no seu dia. 🙂

Autor: Gabriele Tschá

Deixe seu comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com