Quando falamos em comida típica alemã, pensamos logo em Schnitzel, Bratwurst, Currywurst, Spätzel, Bretzel, Strudel… Estes são pratos que podem ser facilmente encontrados em vários restaurantes por todo o país. Mas e no dia-a-dia, o que os alemães comem?

Este vídeo do canal Easy German mostra algumas das delícias que são apreciadas pelos locais, seja em seu cotidiano, ou naquela visita de domingo à casa da Oma.

Entre estas especialidades está o aspargo, que existe em duas variedades: branco e verde. Este é um vegetal sazonal, ou seja, dá apenas em determinada época do ano (no caso, a primavera, entre abril e junho). Uma das formas mais populares de servir os aspargos é com molho holandês.

Pesquisando na internet, encontrei várias receitas dizendo para lavar os arpargos, descascar apenas o terço inferior do vegetal e cozinhar em água com uma colher de manteiga. Então é assim que eu preparo aqui em casa. É bem fácil, fica pronto rapidinho e o sabor é uma delícia.

Panela com aspargos verdes cozinhando em água e uma porção de manteiga.
Uma forma comum de preparar os aspargos é cozinhando com água, sal e uma colher de sopa de manteiga.

Quanto ao molho holandês, aqui na Alemanha, ele pode ser comprado pronto em supermercados e simplesmente aquecido antes de servir. Porém, a receita é super tranquila de fazer. E o melhor: todos os ingredientes são encontrados também no Brasil! 😀

Receita de Molho Holandês

Ingredientes

  • 250g de manteiga (não pode ser margarina)
  • 3 a 4 gemas de ovo
  • 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
  • 3 colheres de sopa de água
  • suco de 1 limão espremido
  • sal e pimenta para temperar

Modo de preparo

Derreter a manteiga, sem deixar aquecer demais, e reservar. Misturar as gemas de ovo com o vinagre e a água e cozinhar em banho-maria, sempre batendo até ficar cremoso (pode usar um mixer elétrico, se tiver). Tirar do fogo e misturar a manteiga aos poucos, batendo até ficar homogêneo. Por último, acrescentar o suco de limão, temperar com sal e pimenta e servir.

Aspargos verdes cozidos inteiros, com molho holandês.
O prato pronto é uma refeição leve e deliciosa.

Agora é só aproveitar. 😛 O aspargo é um legume de sabor bem leve e combina perfeitamente com o molho holandês. É uma delícia, seja como acompanhamento ou até como prato principal. Então, que tal provar esta receita na sua casa? Experimente, e conte para nós nos comentários como foi sentir um pouco do gostinho da culinária típica alemã no seu dia. 🙂

Autor: Gabriele Tschá

Deixe seu comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com