Cultura Alemã

As tradições e celebrações da Páscoa na Alemanha

Pinterest LinkedIn Tumblr

Como em todos os países cristãos ao redor do mundo, a Páscoa na Alemanha foi se moldando à cultura local com o tempo. Logo, tradições e celebrações únicas foram se estabelecendo como parte das comemorações anuais. Por isso, vamos te mostrar algumas das tradições que não podem faltar na Páscoa na Alemanha. Na verdade, algumas são parte da rotina da comunidade e outras são tradições realizadas por cada família na véspera da Páscoa.

A origem da Páscoa na Alemanha

Para início de conversa, se vamos falar sobre a Páscoa, temos que dizer que o coelho da Páscoa, ou Osterhase, nasceu na Alemanha Ocidental. Além disso, dizem que foram os imigrantes alemães que o levaram para as Américas no século XVII. Por fim, adivinhe quem criou a primeira versão comestível do bichinho no século seguinte? Então, já dá para ter uma ideia de quão importante essa época do ano é para os alemães. 

Apesar de não se ter muita certeza de sua origem, especula-se que o coelho seja uma referência a um ritual pagão de adoração à deusa Eostre (note que o nome é bem parecido com Páscoa em inglês, Easter) e que teria a forma carnal de um coelho. Afinal, acredita-se que para ser incorporado (e aceito) no cristianismo, o coelhinho tomou o lugar da deusa pagã que representava a fertilidade. Na verdade, foi isso o que houve em outras culturas, então é bem provável que tenha ocorrido também na Alemanha. Mas, no fim das contas, a maioria das pessoas não se importa se as celebrações são pagãs ou não, certo?!

De fato, tudo começa muito antes, na Quaresma. Especificamente, o pontapé inicial das celebrações é dado na Quarta-feira de Cinzas e culmina 40 dias mais tarde, no Domingo de Páscoa. Assim, para os Alemães, é uma data a se passar em família, mantendo tradições e rotinas que começam cedo no dia. Aliás, como em outras culturas, a Páscoa na Alemanha é cercada por doces, maravilhas culinárias e lendas do folclore regional. Senso assim, conheça agora algumas das tradições da Páscoa alemã.

Tradições e celebrações da Páscoa na Alemanha

Decorar ovos cozidos

Durante a páscoa na Alemanha, os ovos de galinha ganham um lugar de destaque no cotidiano. De fato, isso está diretamente ligado à diminuição do consumo de carne e ovos durante a quaresma. Então, para não estragarem, eram cozidos e decorados. Dessa forma, poderiam ser facilmente identificados.  Com o tempo, decorar pintando ovos de galinha cozidos e depois escondê-los para serem procurados mais tarde pelas crianças, se tornou um dos principais costumes da época. Porém, não são só as crianças que levam a sério os ovos cozidos decorados. Assim, não se assuste se receber prontamente um ovo cozido pintado como um presentinho em alguma loja durante as celebrações da Páscoa.

Decorar ovos cozidos

Bolo em forma de cordeiro (Osterlamm)

Para as famílias mais tradicionais, a Páscoa segue um roteiro anual, começando pelo café da manhã, passando pelo almoço e chegando até o café da tarde. Por isso, um dos quitutes tradicionais da Páscoa na Alemanha é o Osterlamm.  De fato, esse bolinho ou brioche assado em forma de cordeiro, faz referência a Cristo como o Cordeiro de Deus, oferecido em sacrifício para pagar pelo pecado da humanidade imperfeita. Por outro lado, também faz lembrar o cordeiro que deveria ser assado e comido pelas famílias durante a celebração da Páscoa judaica. Atualmente, ele é parte do lanche da tarde das famílias e é bem fácil de ser encontrado nas padarias.

Osterlamm

Ostereierkippen, Ostereierpicken, Ostereierschlagen ou Ostereierditschen

O nome do jogo depende do local onde você está. Porém, as regras são as mesmas. Essa é uma antiga tradição pascal, não só da Alemanha, mas também em países como Áustria, Rússia e Suécia, por exemplo.  Para começar, cada jogador apresenta sua arma: um ovo de galinha cozido. A seguir, eles vão batendo a ponta de seus ovos umas contra as outras. A ideia é ver qual das cascas resiste por mais tempo. Assim, vence aquele que conseguir deixar seu ovo inteiro depois de quebrar os ovos dos seus oponentes. 

Ostereierschlagen

Comer biscoitos em forma de coelhinho

Dentre as muitas guloseimas da época da Páscoa alemã, estão os biscoitinhos em forma de coelho. Na verdade, ele pode ser chamado de confeito, já que recebe variadas formas de decoração e pode ser enriquecido com passas, frutas cristalizadas ou amêndoas. Assim como outras quitandas, como roscas trançadas e os bolos em forma de cordeiro, eles são parte importante das tradições seguidas pelas famílias na Páscoa.

Osterkekse

Acender a fogueira de Páscoa

Antes de mais nada, é bom saber que essa tradição pode variar. Assim, dependendo da região do país, a fogueira pode ser bem simples ou pode ser uma senhora fogueira que pode ser avistada de uma longa distância. O fato é que, no Domingo de Páscoa, os alemães acendem uma fogueira como um símbolo do fim da escuridão do inverno e ressurgimento da luz, vinda da ressurreição de Cristo, na primavera.

Acender a fogueira de Páscoa (Osterfeuer)
Fogueira de Páscoa (em alemão: Osterfeuer)

Montar “árvores” de Páscoa (Osterstrauss)

Na verdade, não chega a ser uma árvore, está mais para um arranjo feito de galhos vindos de árvores frutíferas colocados em um grande vaso. No entanto, o que dá a ideia de uma árvore, são os vários ovos pintados à mão que são cuidadosa e delicadamente pendurados nos galhos.  Além disso, outros enfeites podem ser adicionados, como coelhinhos de madeira ou ovinhos de aves menores, também pintados. Aliás, se os galhos acabarem por dar alguma flor após serem colocados no vaso, o resultado final será ainda mais agradável de se ver.Paralelamente, você vai encontrar guirlandas de Páscoa, bem parecidas com as penduradas no Natal. No entanto, essas são decoradas com motivos pascoais como ovinhos coloridos, coelhinhos etc. Essas guirlandas são conhecidas como Osterkranz.

Montar “árvores” de Páscoa (Osterstrauss)

Comer bolo ou qualquer prato verde

Como dito, cada região da Alemanha vai te apresentar suas próprias tradições da Páscoa, incluindo pratos típicos da época. Assim, no estado de Hesse, região central do país, é comum assar um bolo salgado ou bolo verde que leva bacon em seu preparo (Grüner Kuchen). Mas, por que verde? Por um lado, dizem que o grün, que significa verde, é simbólico e vem das palavras grunen ou greinen, que significam chorar. Sendo assim, o prato remete à última refeição feita por Cristo com seus apóstolos antes de ser morto. Da mesma forma, muitos alemães preparam pratos verdes de verdade, se baseando na mesma ideia, usando verduras ou até o Grüne sauce, o molho de sete ervas de Frankfurt. Por outro lado, diz a lenda que esse costume vem da época pré-cristã, quando era comum se alimentar de ervas e folhas verdes frescas no início da primavera. Assim, esperava-se fortalecer o corpo e a alma depois dos frios e longos meses do inverno. De qualquer forma, todos os pratos são muito saborosos e vale a pena experimentar tudo!

Comer bolo ou qualquer prato verde

Fazer grandes desfiles 

Empolgados com as celebrações, os alemães começam cedo. De fato, antes mesmo da Quaresma já é possível participar de uma semana de comemorações conhecidas como Fasching ou Karneval. Aliás, esse ritual não acontece só na Alemanha. Assim, na região da Suíça que fala alemão, como na cidade de Colônia por exemplo, é feito um desfile gigantesco, que conta com a participação de várias pessoas fantasiadas jogando doces para a multidão de espectadores.

Comer pães especiais

Não é novidade a habilidade fora do comum que os alemães têm para fazer pães, certo? Então, aproveitando a data importante, eles tomam um belo café da manhã com pãezinhos preparados especialmente para a ocasião. Na verdade, eles podem ser comprados ou preparados em família para a manhã do Domingo de Páscoa.

Osterbrot

Procurar por ovos escondidos e dar uma volta ao ar livre

Por fim, mas não menos importantes, estão as famosas buscas por ovos pintados escondidos. Aliás, essa tradição da Páscoa na Alemanha se junta com um outro costume da época: passear nos parques e aproveitar o clima agradável da primavera. Assim, é comum que as famílias saiam para curtir o dia e procurar por ovos ou doces previamente escondidos depois de terem tomado seu café da manhã especial.

Procurar por ovos escondidos e dar uma volta ao ar livre

E aí? Gostou? Então compartilhe com aqueles amigos que adoram a época da Páscoa. Aproveite para conhecer mais sobre o cotidiano na Alemanha ouvindo nossos Podcasts.

Deixe seu comentário