Cotidiano Cultura Alemã

As Superstições alemãs

Pinterest LinkedIn Tumblr

Presentes nos quatro cantos do mundo, as superstições refletem as crenças e origens de um povo. Conheça algumas das inusitadas superstições alemãs.

As Superstições na Alemanha são parte da cultura como em qualquer outro país. Assim, vamos encontrar algumas crenças comuns, com ligeiras diferenças e outras completamente novas. Hoje no Alemanha Cast, você vai conhecer algumas divertidas e peculiares superstições alemãs! 

O gato preto não pode faltar

Não poderíamos falar sobre superstições sem falar do gato preto. No entanto, a ideia é mostrar superstições próprias da Alemanha, diferentes e ligadas à cultura do país. Acontece que, nesse caso, os alemães tendem a ser bem específicos em suas superstições. Sendo assim, se deparar com um gato preto pode significar boa ou má sorte. Como saber? Bom, de acordo com os alemães, se o gato estiver indo da direita para a esquerda, boa sorte.

Porém, se o felino estiver vindo da esquerda e indo para a direita, é melhor se cuidar, pois as notícias não são boas…Curioso, não?! Aliás, não é a única superstição envolvendo animais. Diz a lenda, que se o cãozinho da família der o último suspiro e for enterrado à entrada da casa, seu espírito pode continuar guardando seu lar.  Bem, superstição não tem explicação, são crenças criadas pelo imaginário popular. Por isso, vamos falar sobre mais algumas. 

Brinde com água

Nunca, jamais brinde com água, nem de brincadeira, viu?! Acontece que, existe essa superstição alemã, de que se alguém brinda com água está, literalmente, desejando a morte da pessoa com quem brindou. Provavelmente, não é isso que você deseja para os amigos. Então, não faça isso.

Dar uma faca de presente

Caso você queira dar um presente para algum alemão e esteja tentado a dar uma linda faca, por favor, pense em outra coisa. Afinal, de acordo com essa superstição alemã, isso daria a entender que você deseja sofrimento e morte para a família.  Originalmente, essa ideia nasceu da crença de um acordo feito entre um ferreiro e o diabo. Teoricamente, o acordo teria dado errado e o diabo teria amaldiçoado todo o trabalho do ferreiro.

Batendo no Stammtisch 

Stammtisch é aquela mesa cativa dos amigos num bar, geralmente feita de carvalho nas tabernas antigas. Paralelamente, existe a crença de que o diabo é incapaz de tocar carvalho, uma madeira santa. Sendo assim, quando cumprimenta os amigos num bar, bater na mesa de carvalho provaria que a pessoa não é o diabo disfarçado.

Moeda da sorte

Por outro lado, existe uma superstição alemã “do bem”. Dizem que se você der de presente a alguém uma bela carteira, novinha em folha, deve lembrar-se de colocar dentro dela uma moeda. Ou seja, isso garantiria que nunca faltaria dinheiro para quem recebe o presente.

Velhinhas más

O que não faltam são superstições alemãs envolvendo velhinhas, consideradas do mal. Na verdade, essa é bem engraçada. Dizem que uma das piores coisas que podem te acontecer, afinal, é ficar encurralado entre duas velhinhas numa estrada. Então, cuidado com as senhorinhas.

Pão e sal para a casa nova

Se for num chá de Casa Nova, leve pão e sal como presente. De fato, essa é uma tradição que transmite o desejo de que os novos anfitriões jamais passem por carência na casa nova. 

Tradição de casamento

Qual o ponto alto do final de uma cerimônia de casamento, além do bolo, é claro? A noiva joga o buquê! Porém, nessa superstição alemã, o buquê não faz muita diferença. Na verdade, os noivos devem se sentar na cama e os padrinhos ficam de costas para eles.  A partir de então, começam a atirar suas meias na direção dos noivos e quem acertar na cara de um deles, será o próximo a se casar. Divertido, hein?!

Até na hora de fumar

Existe a crença de que acender um cigarro na chama de uma vela mata um marinheiro. Na verdade, essa superstição vem da época em que marinheiros vendiam fósforos para complementar a renda.  Consequentemente, quando alguém acendia um cigarro em uma vela, isso tirava o pão do marinheiro, matando-o de fome. Sendo assim, surgiu o costume de bater na madeira três vezes ao acender um cigarro numa vela, para anular a má sorte do marinheiro. 

Botando para quebrar

Os alemães consideram sinal de boa sorte quebrar uma peça de cerâmica ou porcelana, especialmente se for no dia do casamento. Na verdade, eles até têm uma expressão para isso: “Scherben bringen Glück” ou cacos trazem sorte.  Supostamente, o barulho das peças sendo quebradas espantaria o diabo. Dessa forma, se você for a um casamento alemão, não se incomode de quebrar um prato. No entanto, fique longe dos espelhos, hein?!

Afinal, assim como os gatos pretos, quebrar espelhos é um conhecido sinal de má sorte em qualquer lugar. Porém, o que talvez não se saiba é a origem dessa superstição. Na Alemanha, existe a crença de que o espelho reflete a alma de uma pessoa. Dessa forma, um espelho que se quebra, quebra também a alma de uma pessoa.

Gostou de saber mais sobre as superstições alemãs? Compartilhe com os amigos! Aproveite para conhecer mais curiosidades sobre a cultura alemã no nosso site.

Deixe seu comentário