Podcast

#98 Idioma Alemão: Testes de proficiência

Pinterest LinkedIn Tumblr

Você tem curiosidade em saber qual é o seu nível de alemão, quais são os testes de proficiência no idioma e em quais áreas eles são solicitados? No papo de hoje a Lud explica alguns detalhes importantes que vão te ajudar a conquistar o tão sonhado certificado.

“Mais vale um certificado de intermediário na mão do que dois de avançado voando”, já dizia a sábia Lud Fonseca. E o teste nada mais é do que uma comprovação que você possui domínio no idioma no nível escolhido, seja A1, A2 (básico), B1, B2 (intermediário) e C1 e C2 para o nível avançado. Ao se inscrever, o teste não funciona como um nivelamento. Então é necessário já saber qual o nível que está para aplicar e realizar o exame.

E para que serve o certificado? A resposta é: depende. Depende do seu objetivo no momento. Assim como há diversas áreas em que você pode utilizar o alemão, cada uma delas vai exigir um nível de comunicação. Seja aprendendo a língua por curiosidade, ingressando em universidades, conseguindo uma vaga de emprego… cada uma dessas situações vai ser fundamental ao definir tipo de teste que será pedido.

Uma curiosidade é que: em outros idiomas, os testes de proficiência possuem uma validade. Já no alemão, uma vez feito, esse teste continua válido para sempre. Mas existem casos e locais que pedem um teste mais recente. Isso varia de acordo com a necessidade. Outra pergunta frequente das pessoas que estão à procura do certificado é se os testes são difíceis… a Lud foi bem sincera e comentou com a gente que os testes são bem elaborados, mas com a preparação correta dá pra tirar de letra!

Tem outras dúvidas ou algo que queira compartilhar? Comenta com a gente!

Confira o episódio no player abaixo

Download | iTunes | Spotify | Google Podcasts | Pocket Casts | CastBox

O episódio #98 foi gravado com Lud Fonseca, Fernanda e Thomás.


Créditos Músicas
Eins Zwei bin dabei – Hernandes Pizoni (Mo-Do (Fabio Frittelli) – Eins, Zwei, Polizei)


Alemanha Cast
Críticas, comentários, sugestões para podcast@alemanhacast.com.br ou nos comentários desse post.


Ajude o Alemanha Cast
Acesse nossa página e contribua a partir de 15 reais por mês.


Edição: Rubens – Play Áudios
Imagens: Lucas / Thomás

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário