Podcast

#96 Bebê na Alemanha: burocracias e benefícios

Pinterest LinkedIn Tumblr

No episódio de hoje citamos várias dicas importantíssimas sobre documentações e algumas assistências que fazem parte dessa fase na vida dos pais, assim como do bebê estrangeiro nascido na Alemanha.

Agora que o baby nasceu, chegou a hora de correr contra o tempo e atrás de toda a documentação, certo? É mais ou menos por aí… a verdade é que a papelada começa a ser organizada bem antes do nascimento e uma das dicas mais importantes é não deixar tudo para última hora. Quanto antes, melhor!

Os nossos convidados Renan e Rafael comentam sobre a sequência de papéis necessários para deixar tudo nos conformes. É necessário checar se está tudo ok com os seus documentos antes de começar a preencher os dados do neném também. Não esquece de verificar os vistos, a validade do passaporte, garantir a tradução de alguns documentos e atenção redobrada na hora de validar tudo o que está sendo inserido no registro do seu filho, pois são documentos fundamentais.

Ao registrar, você precisa entender a quais nacionalidades o filho vai ter direito, já que quem nasce na Alemanha não é automaticamente alemão e a nacionalidade dos pais que vai definir isso. E caso seja filho de pais brasileiros, o próximo passo depois de tirar o passaporte (sim! bebês têm passaporte) é tirar o visto. Visto esse que vence junto com a data de validade do passaporte. Caso o recém-nascido tenha passaporte europeu, não é necessário o visto.

Além de falar sobre a parte mais burocrática das documentações necessárias, também citamos os benefícios, como: a remuneração da licença paternidade/maternidade, compensação fiscal (Kindergeld) e o “vale creche”.

Tem outras dúvidas ou algo que queira compartilhar? Comenta com a gente!

Confira o episódio no player abaixo

O episódio #96 foi gravado com Thomás, Renan e Rafael.


Créditos Músicas
Eins Zwei bin dabei – Hernandes Pizoni (Mo-Do (Fabio Frittelli) – Eins, Zwei, Polizei)


Alemanha Cast
Críticas, comentários, sugestões para podcast@alemanhacast.com.br ou nos comentários desse post.


Ajude o Alemanha Cast
Acesse nossa página e contribua a partir de 15 reais por mês.


Edição: Rubens – Play Áudios
Imagens: Lucas / Thomás

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário