O tema de hoje é de interesse de muita gente e principalmente para aqueles que têm dúvidas se é possível ou não tirar a cidadania, tendo sobrenome ou parentes que vivem na Alemanha atualmente.
O caminho não é linear e sempre depende dos casos, mas explicamos um pouco dos conceitos gerais que vão te dar um norte sobre o que saber para dar entrada na cidadania. Pois com os direitos ganhos, há deveres a serem cumpridos também. Sendo assim, para cada caso é necessária a devida análise minuciosa de algumas documentações que vão definir se será apto ou não.
Logo no começo do episódio, esclareceremos que há dois tipos de cidadania: a originária (onde o indivíduo já é parte do país como cidadão, exemplo: nascido no Brasil) e a cidadania adquirida (que é a naturalização para o país que está residindo no momento). Existe também a opção de Renaturalização, onde são casos específicos e a Mariana detalha com alguns exemplos reais.
As análises são realizadas com uma pesquisa completa sobre os antepassados e alguns outros dados a serem confirmados. Após conseguir com sucesso e ter o passaporte de outra nacionalidade em mãos, não significa que acabou por aí! Existem as obrigações também.
Situação engraçada: que se uma criança nascer dentro de um voo, ela vai ser considerada parte do país em que o avião está.
Tem outras dúvidas ou algo que queira compartilhar? Comenta com a gente!
Confira o episódio no player abaixo
Download | iTunes | Spotify | Google Podcasts | Pocket Casts | CastBox
O episódio #93 foi gravado com Thomás e Mariana
Créditos Músicas
Eins Zwei bin dabei – Hernandes Pizoni (Mo-Do (Fabio Frittelli) – Eins, Zwei, Polizei)
Alemanha Cast
Críticas, comentários, sugestões para [email protected] ou nos comentários desse post.
Ajude o Alemanha Cast
Acesse nossa página e contribua a partir de 15 reais por mês.
Edição: Rubens – Play Áudios
Imagens: Lucas / Thomás