musica

5 Maiores compositores de música clássica da Alemanha

Pinterest LinkedIn Tumblr

A Alemanha foi o berço de grandes gênios da música clássica. Aliás, é possível que a maioria das famosas trilhas sonoras de filmes seja de um compositor alemão. Mas, onde nasceram e quais foram suas maiores obras? A seguir, conheça as origens e curiosidades sobre os 5 maiores compositores de música clássica da Alemanha.

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Bach nasceu em Eisenach, no ano de 1685 e a música sempre fez parte da sua formação. No entanto, ganhou notoriedade pela habilidade no órgão e no cravo, instrumento que lembra o piano. De fato, uma das suas maiores composições é a “Tocata e Fuga em Ré Menor”. Em outras palavras, é a música “tenebrosa” usada em desenhos e filmes de terror, acompanhada de raios e trovões. Mas, a obra de Bach é muito extensa e viva. Ele faleceu em 1750 aos 65 anos. 

Richard Georg Strauss (1864-1949)

Em tempos mais recentes, a Alemanha apresentou ao mundo Richard Strauss. Nascido em 1864 na cidade de Munique, Strauss foi um visionário. De fato, ele fez uma transição perfeita entre o Romantismo e o Modernismo na composição clássica. Prova disso foi seu poema sinfônico Also sprach Zarathustra. Na verdade, você o conhece como a música de 2001 – Uma Odisseia no Espaço. Quem nunca fez todos os efeitos sonoros junto com a abertura do filme de 1968? Infelizmente, Strauss não chegou a ver sua composição nas telonas, já que faleceu em 1949.

Felix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847)

Mendelssohn nasceu em Hamburgo em 1809 e compôs uma das músicas clássicas mais conhecidas do mundo: a Marcha Nupcial. Isso mesmo! A famosa música que acompanha noivas mundo afora é parte de uma obra chamada Sonhos De uma noite de Verão e foi baseada na peça homônima de Shakespeare.

Ludwig van Beethoven (1770-1827)

Merecidamente, Beethoven é o mais famoso dos compositores alemães. Sua história é incrível, assim como seu trabalho. Nasceu em Bonn, em 1770 e publicou cerca de 200 obras. Mas, a grande maioria de suas composições foi criada por um músico surdo! Beethoven começou a perder a audição aos 27 anos e já estava completamente surdo aos 48 anos. Nessa sua fase mais brilhante, incluiu vozes na Nona Sinfonia. Justamente por ser uma inovação, já que não existiam corais nesse tipo de composição, ela se tornou sua obra mais conhecida.

Richard Wagner  (1813-1883)

Músico erudito, Wagner nasceu em Leipizig no ano de 1813. Atualmente, uma das suas famosas composições pode ser ouvida em inúmeros filmes. Aliás, The Ride of the Valkyries é só uma das muitas composições conhecidas do compositor. Por fim, Wagner faleceu na Itália em 1883, após uma vida tanto tumultuada quanto produtiva.

Enfim, vale a pena fazer uma pesquisa rápida e escutar um pouquinho de cada um deles e ver como tinham estilos diferentes. E você? Gostou? Compartilhe com os amigos que não vêem graça em música clássica, mas já ouviram muitas delas sem saber. Aproveite para escutar nossas conversas animadas sobre a cultura e a vida na Alemanha em nosso Podcast.

Deixe seu comentário