Curiosidades Informação

14 invenções que são alemãs e você não sabia!

Pinterest LinkedIn Tumblr

O que o seu jeans, o refrigerante Fanta e o MP3 têm em comum? Você vai se surpreender ao descobrir que todos vieram da Alemanha! Não acredita? Então, vem com a gente que o Alemanha Cast também é cultura!

Invenções alemãs e seus inventores

A Alemanha é conhecida por suas instituições centenárias e renomadas de ensino. O país é berço de centenas de descobertas científicas e inovações tecnológicas que influenciam as nossas vidas até hoje.

Porém, escolhemos algumas invenções interessantes, mas que quase não nos damos conta de quão importantes elas são no nosso cotidiano. Quer ver uma que você nem presta muita atenção?

Bucha de parede

Com certeza ela está em várias das suas paredes, segurando seus quadros, prateleiras e armários. No entanto, nada disso ficaria no lugar sem a invenção do alemão Artur Fischer, que era assistente em uma companhia de engenharia. E como se essa não fosse uma grande invenção para a humanidade, ele teve outra brilhante ideia, literalmente.

Flash sincronizado

Incomodado com o fato de não conseguir fotografar seu filho dentro de casa, Artur Fischer decidiu se empenhar em sincronizar o flash com o disparo da máquina fotográfica. Portanto, graças a esse visionário inventor alemão, você pode registrar suas aventuras noturnas, usando a câmera do seu telefone. O que nos leva à nossa próxima invenção.

Telefone

Em 1861, cerca de 15 anos antes de Graham Bell patentear o telefone, o físico alemão Johan Philipp Reis batizou seu aparelho capaz de transmitir sons e fala por meio de corrente elétrica de “telephon” ou som à distância.

No entanto, apesar de todo seu esforço, sua invenção não recebeu atenção suficiente e acabou sendo aprimorado e reapresentado mais tarde por Graham Bell, que levou todo o crédito.

Carro

O primeiro carro do mundo foi o Patent-Motorwagen, criado em 1886, por Carl Benz. Mas, ele ficou famoso mesmo, foi porque Bertha Benz, esposa de Carl, saiu para dar uma volta no possante, escondido do marido. Ela foi a primeira pessoa da história a fazer um test drive, há mais de 130 anos. E quando estiver no seu carro, ouvindo uma das mais de mil músicas da sua playlist, lembre-se da próxima invenção.

Escute nosso podcast

MP3

Focado em compactar e armazenar o máximo de arquivos de áudio sem perder a qualidade, o engenheiro alemão Karlheinz Brandenburg, não imaginava que revolucionaria o mercado fonográfico para sempre. No entanto, ele chegou a ouvir que, apesar de interessante, sua tecnologia seria difícil de ser usada pela indústria. Pois, mais de 20 anos depois, ele é famoso pelo feito.

Helicóptero

O helicóptero faz parte do imaginário de inventores inteligentes e engenhosos há milênios. Até Leonardo da Vinci se esforçou em fazer seu giroscópio voar. Porém, foi somente em 1938 que o inventor alemão Anton Flettner conseguiu criar o primeiro helicóptero, propriamente dito. O modelo FL265 foi o precursor de tudo o que vemos hoje nos aparelhos modernos. Nem todo mundo tem um helicóptero, mas a próxima invenção é uma unanimidade!

Jeans

Se você tem um jeans super estiloso pra bater por aí, deve muito ao homem de negócios alemão, Levi Strauss. Foi ele quem patenteou a calça de trabalho, no ano de 1873. Tão conhecidos quanto o jeans, são os refrigerantes. Sabe qual deles é uma invenção alemã?

Fanta

Isso mesmo, a Fanta! O que aconteceu foi que, durante a Segunda Guerra Mundial, embargos impostos pelo governo impediram a importação de matéria-prima para a produção de Coca-Cola. Diante desse cenário, um dos executivos da marca na Alemanha, Max Keith, incentivou a criação de um sabor único, com produtos nacionais como soro de leite e purê de maçã. O sabor laranja só viria anos mais tarde, na fábrica italiana da marca, mas a invenção é alemã!

Jornal

Distribuir informação não é algo novo. Porém, o primeiro jornal impresso e com cópias, foi criação do alemão Johann Carolus no ano de 1604. Para essa façanha, ele precisou de outra incrível invenção alemã.

Prensa Móvel

Na década de 1440, Johannes Gutenberg conseguiu criar uma forma de impressão usando tipos, ou carimbos, móveis. Eles eram posicionados de acordo com o texto desejado e então o gráfico carimbava as páginas. Muito engenhoso e de extrema importância para a produção e distribuição de conhecimento e informações que até hoje salvam vidas!

Scanner

A partir da prensa, o ramo gráfico evoluiu, fornecendo inovações para a indústria e para uso doméstico. Esse é o caso do Scanner, criado em 1963 pelo engenheiro alemão Rudolf Hell. Porém, ele só se tornou popular e acessível na década de 90, com investimentos das gigantes Cannon e HP.

Smart card

Instituições financeiras na década de 60, usavam cartões de crédito com fitas magnéticas e assinaturas. Porém, elas não guardavam informações suficientes. Foi então, que os inventores alemães Jürgen Dethloff e Helmut Göttrup resolveram o problema, criando um microprocessador programável (Smart card ou cartão com chip). Com o tempo, ele deu origem aos chips usados por você.

Cola de bastão

Apesar de não ter mudado o rumo da história, essa é a salvadora da pátria em muitos trabalhinhos ao redor do mundo! Em 1969, a empresa alemã Henkel, se inspirou no design do batom e criou uma cola em formato de bastão que vinha num estojinho! Foi o suficiente para virar uma febre e gravar o nome Pritt Stick em papelarias ao redor do mundo.

Playmobil

Para fechar com chave de ouro a nossa lista, temos um brinquedo que fez parte da infância de toda uma geração. Bonequinhos que tinham uma carinha feliz e vinham com partes removíveis, os Playmobil foram criados pela empresa alemã Geobra Brandstätter GmbH & Co KG e são vendidos até hoje no mundo todo! Se você teve um, deve ter dado um sorrisinho quando leu aqui sobre ele.

Quer saber mais sobre a Alemanha?

E essas foram algumas invenções que vieram de terras germânicas e você nem imaginava. Elas são usadas todos os dias por grande parte da população mundial e, às vezes, nem nos damos conta das mentes brilhantes e do trabalho por trás dessas criações incríveis!

Gostou? Compartilhe com os amigos e aproveite para ouvir nossos podcasts e conferir nosso Instagram, sobre a cultura e a vida na Alemanha.

Criador, host e editor do Alemanha Cast.

Deixe seu comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com