Podcast

#04 Como obter o Blue Card

Pinterest LinkedIn Tumblr

Neste episódio, Vermelho e Charles explicam tim-tim por tim-tim todos os pré-requisitos e etapas para obter o Blue Card, o visto de residência e trabalho da União Europeia.

Afinal de contas, com o contrato de trabalho em mãos, é hora de partir para a papelada do visto. Mas o que é esse tal de Cartão Azul e quem tem direito a ele? Se for levar a família, é um processo só ou são processos separados? Neste podcast, as principais dúvidas sobre este assunto serão respondidas.

Nossos casters explicam quais são os documentos necessários e como organizá-los; o que são e para que servem a tradução juramentada e o apostilamento; como preencher todas as aparentemente intermináveis páginas do formulário de aplicação do visto; dicas infalíveis para agendar um horário no consulado e como chegar preparado no dia da entrevista; e, finalmente, contam como é a experiência da espera e da chegada do visto.

Haja coração neste episódio, que vai te guiar por todos os passos da burocracia e das emoções que antecedem a tão sonhada mudança para a Alemanha!

Links citados neste episódio:

  • Embaixada alemã no Brasil. Confira aqui qual o consulado de sua jurisdição, baixe os formulários para aplicação do visto e agende a sua entrevista.
  • Foto biométrica. Veja aqui o tutorial de como bater a foto para o visto.
  • Anabin. Busque aqui a equivalência do seu curso superior e da instituição de ensino onde se formou.
  • Sobre a tradução juramentada e o apostilamento, confira mais informações neste post, inclusive com links para onde encontrar tradutores e cartórios habilitados.

Download | iTunes | Spotify | Google Podcasts | Pocket Casts | CastBox


Créditos Músicas
Hep Cats – Kevin MacLeod (incompetech.com)
Mo-Do (Fabio Frittelli) – Eins, Zwei, Polizei


Apoie o Alemanha Cast
Acesse nossa página e contribua a partir de 5 reais por mês.


Alemanha Cast
Críticas, comentários, sugestões para podcast@alemanhacast.com.br ou nos comentários desse post.


Edição: Thomás
Imagens: Thomás

Comentários

  1. ALESSANDRA CARVALHO DOS SANTOS RODRIGUES Responder

    Muito elucidativo.
    Em relação a comprovação de que terá condições de sustentar os filhos q vão junto o próprio contrato de trabalho já é autojustificável. Ou não?

  2. Pessoal, parabéns pelo podcast!

    Um detalhe quanto ao blue card:

    Salários acima de $55.200 (2020) não precisam de aprovação do “Ministério do Trabalho Alemão” (ZAV). Me disseram, na embaixada de SP, que neste caso a aprovação do blue card é direta.

    Para as vagas em escassez, ou seja, salários de pelo menos $43.056 (2020) por ano precisam de aprovação do ZAV antes da aprovação do blue card. A aprovação pode ser solicitada diretamente na embaixada, mas aí o prazo de recebimento cresce muito. A opção mais rápida seria o empregador fazer essa solicitação diretamente ao ZAV, e neste caso já com a aprovação em mãos, o blue card sairia em alguns dias.

    Espero que ajude!

    Abs

    • Fernanda Preis Responder

      Olá muito obrigada!! Fazemos o podcast com muito carinho!!
      Ahh muito obrigada por atualizar quanto é o valor para obter o visto blue card, com certeza ajuda muito bastante gente!
      Abraços,

  3. Pingback: Blue Card – O que é e quem pode se candidatar - Alemanha Cast

  4. Olá, parabéns pelo PODCAST!
    Durante quanto tempo meu Cartão Azul é válido no caso de alteração do meu contratos de trabalho (Mudança de Firma)? Estou terminando um contrato de trabalho e em processo de intrevista com uma nova empresa.
    Existe um período de validade pré-determinado para o meu cartão neste processo?

    Muito obrigada.

    Renata

    • Olá, obrigado pela mensagem. Na realidade assim que você assinar o contrato na nova empresa, você deve se dirigir ao Ausländerbehörde e informar eles que você está trocando de emprego. Assim eles irão atualizar seu visto para a nova empresa. Ou seja, seu visto não perderá validade. No entanto você precisa fazer isso antes de trocar de empresa.

  5. Olá!
    Com o bluecard em mãos, é possível eu levar minha namorda à Alemanha, ou existe algum processo que eu possa levá-la para lá depois que já estou na Alemanha?

    Estou num processo no qual meu empregador já está pedindo meus documentos, mas eu só vou me casar daqui a um mês. O empregador quer dar início ao meu visto já.

    O meu receio é eu não conseguir levar minha futura esposa comigo.

Deixe seu comentário